Além da TV Assembleia, canal 30.1, pode acompanhar também pelo YouTube, no interior pelo canal 9.2 e ainda pelo site www.al.mt.gov.br
A TV Assembleia Mato Grosso – canal 30.1, vai transmitir na próxima sexta-feira (26), às 13 horas, em parceria com as TV Senado e TV Câmara, a sessão especial para comemorar os 40 anos das Diretas Já. As imagens vão chegar ainda pelo canal 9.2 a outros 45 municípios espalhados por todo o território mato-grossense.
A vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), afirmou que é uma justa homenagem que o Senado Federal vai fazer a Dante de Oliveira. “Foi uma PEC apresentada por um glorioso e ilustre mato-grossense, que merece a homenagem do Senado. É oportuno que a TVAL participe da homenagem a Dante”, disse Janaina Riva.
As homenagens foram requeridas pelo senador Wellington Fagundes (PL) para comemorar os 40 anos das Diretas Já. A votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 05/1983 aconteceu no dia 25 de abril de 1984, mas rejeitada pela Câmara dos Deputados.
O movimento ocorreu entre os anos de 1983 e 1984 e pedia a volta das eleições diretas para presidente da República. Com a PEC rejeitada pela Câmara dos Deputados, as eleições presidenciais de 1985 ocorreram de forma indireta, pelo Colégio Eleitoral. Elegeram Tancredo Neves, candidato da oposição, enquanto Paulo Maluf representou a situação.
De acordo com o superintendente da TVALMT, Jaime Neto, a transmissão se deve ao fato de ter sido importante para Mato Grosso. Pois, marcou o mandato de Dante de Oliveira como deputado federal, ao apresentar a PEC das Diretas Já, após 11 anos de ditadura civil-militar.
Jaime Neto informou que a TVAL vai reprisar a sessão comemorativa aos 40 anos das Diretas Já no domingo (28), às 14 horas, no canal 30.1. Mas o evento ao vivo será na sexta-feira (26), às 13 horas, horário de Mato Grosso.
Homenagem
Com o falecimento de Dante de Oliveira, ocorrido no dia 6 de julho de 2006, aos 54 anos, no Hospital Jardim Cuiabá, na capital mato-grossense, os deputados da 15ª Legislatura (2003/2007), aprovaram o então projeto de resolução, nominando o prédio sede da Assembleia Legislativa de “Edifício Governador Dante de Oliveira”.