Você está visualizando atualmente UFMT reforma da Casa do Estudante Universitário
A importância de poder oferecer uma casa bem equipada e estruturada para as estudantes da UFMT é indiscutível

UFMT reforma da Casa do Estudante Universitário

A reforma faz parte dos esforços em prol da assistência estudantil

A universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), entregou nesta quarta (5), a reforma da unidade 1 da Casa do Estudante Universitário do bairro Jardim Itália. O espaço, recém reformado, terá capacidade para atender até 12 alunas, daquelas inscritas no programa de moradia da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae). Nesta que será a primeira ala totalmente feminina do complexo com três unidades.

Presente na solenidade, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou a reforma como parte dos esforços em prol da assistência estudantil. E, por consequência, da permanência para uma educação de qualidade.

“Além desta reforma, neste ano, conseguimos aumentar as bolsas de assistência estudantil que estavam defasadas há 12 anos. Bem como o valor do auxílio para as aulas de campo”, lembrou. “Seguimos dialogando com o governo federal através da Andifes. Sobretudo, para que as Universidades tenham uma recomposição orçamentária e reconhecer as perdas acumuladas desde 2015. Como no caso da Assistência Estudantil em específico, que o Pnaes se torne uma rubrica diferente. E que sejam reconhecidas as fragilidades das Instituições da região amazônica para a distribuição dos recursos”.

Essa é uma estrutura que dá condições dignas para todos os estudantes

Pnaes é a Política Nacional de Assistência Estudantil. E, de acordo com o representante do Diretório Central dos Estudantes de Cuiabá, Wesley da Mata, é imperativo reforçá-la.

“Hoje, se o Pnaes é revogado, não temos mais nada de assistência estudantil. E esse é o pilar que garante o cumprimento dos deveres da Universidade. Além disso, precisamos fortalecer o conselho de moradia. Um espaço para que os estudantes possam colocar suas pautas e necessidades para as CEUs”, disse.

Neste sentido, o professor Adelmo Carvalho da Silva, Pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), disse que a Casa oferecia condições estruturais. Sobretudo, para que os estudantes pudessem alcançar o direito à educação em sua totalidade.

“Parabéns para as pró-reitorias que não mediram esforços para essa reforma. Essa é uma estrutura que dá condições dignas para todos os estudantes”, afirmou.

É importante oferecer uma casa bem equipada e estruturada

O Pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi), Adriano Aparecido de Oliveira, agradeceu o apoio de toda sua equipe na conclusão da reforma. Bem como, o apoio das outras Pró-reitorias, que entenderam a necessidade de priorizar esta obra. E se esforçaram para garantir os recursos necessários mesmo num período de contenção orçamentária.

Já a pró-reitora de Assistência Estudantil (Prae), professora Lisiane Pereira de Jesus, destacou o fato de ser a primeira unidade feminina no complexo do Jardim Itália. E reforçou a importância de poder oferecer uma casa bem equipada e estruturada para as estudantes da UFMT.

O complexo do Jardim Itália tem três unidades. Cada uma com quatro quartos, com três camas por quarto, além de cozinha, lavanderia e sala de estudos. Quanto à segurança do espaço, atualmente ele conta com um porteiro fixo na guarita do complexo e câmeras externas instaladas, com monitoramento 24h por dia. O investimento na obra foi de mais de R$450 mil.