No momento, você está visualizando UFMT: Promove debate sobre usos da bacia do rio Cuiabá
O debate, além de enriquecer o Plano de Usos da Bacia do Alto e Médio Rio Cuiabá, também abre as discussões para o conhecimento do público

UFMT: Promove debate sobre usos da bacia do rio Cuiabá

Evento híbrido acontece na Setec com transmissão no YouTube

O debate, além de enriquecer o Plano de Usos da Bacia do Alto e Médio Rio Cuiabá, também abre as discussões para o conhecimento do público. Já que o objetivo do projeto é nortear as ações com relação à conservação destes recursos hídricos. De forma a permitir o uso racional e contínuo da água.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza debate sobre a Intermitência dos Rios e o Impacto na Bacia do Rio Cuiabá na quarta (28), das 15 às 17h. Faz parte das discussões o futuro da conservação e uso das bacias do Alto e Médio Rio Cuiabá, por meio do Núcleo de Estudos Interdisciplinar em Saneamento Ambiental (Niesa). O debate vai acontecer no auditório da Secretaria de Tecnologias Educacionais (Setec) em Cuiabá.

O Plano dará sustentação para decisões sobre o que fazer com a bacia

O evento contará ainda mais com a participação dos pesquisadores José Paulo Azevedo, da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bem como, com Luciana Sanches, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Como também, com o coordenador do projeto, Jose Álvaro da Silva. Além disso, com o Superintendente de Recursos Hídricos de Mato Grosso e moderador do debate, Luiz Henrique Magalhães Noquelli.

“O Plano dará sustentação para a tomada de decisão sobre o que fazer com a bacia. Através dele, faremos um diagnóstico, com um retrato destes recursos, seus principais usos, problemas e conflitos envolvidos. Em seguida, uma proposta sobre o que pode ser feito. Então o Plano é uma ferramenta norteadora para a política de recursos hídricos do estado”, afirmou a professora Eliane Rondon, da UFMT, que também coordena o projeto.

O debate também será transmitido pelo Youtube, assista pelo canal do Niesa.