Última edição do Sambão de Jejé terá grande diversidade do samba e feira gastronômica, com entrada gratuita
A terceira e última edição do Sambão de Jejé, que reúne arte, música, gastronomia e feira, vai também celebrar os 304 anos de Cuiabá. E não poderia ser diferente, vai homenagear Jejé de Oyá e celebrar um dos mais ilustres filhos da Capital.
O 3º Sambão de Jejé acontece neste domingo (16), na Praça 8 de abril (Praça do Choppão), a partir das 18h, no mesmo local do Refestela Cuiabá. Na programação, contudo, o samba do grupo Sasminina, Raízes do Samba e Semites Marques, Bateria Show Bloco Unidos do Araés, Izzy Lima e DJ Xinn.
“Recebemos com muita honra o convite para realizar a 3º edição do Sambão de Jejé dentro do calendário dos festejos por Cuiabá no mesmo local onde está acontecendo o festival gastronômico e cultural [Refestela Cuiabá]. Assim, vamos levar todo o brilho, a alegria e energia do nosso projeto, que vem ganhando espaço e caiu no gosto da sociedade cuiabana”, afirmou Jeferson Bertoloti, idealizador e promotor do evento.
Além de músicas boas, comidas tradicionais e deliciosas, o 3º Sambão de Jejé, terá muitos brinquedos para as crianças. “Por isso que falamos que é um evento para toda a família, em que adultos, jovens e crianças podem se divertir, comer bem e participar de um entretenimento cultural organizado com muito zelo para todos os presentes”, ressaltou o coordenador do evento.
Honrarias
De acordo com Bertoloti, a 1ª e 2ª edição do Sambão reuniu milhares de pessoas na praça Bom Clima e Jardim das Américas respectivamente. Contudo todas as três edições compõem o calendário de eventos que antecedem o Prêmio Jejé de Oyá 2023, que reconhece, homenageia e honra as personalidades negras de Cuiabá e da Baixada Cuiabana.
Os profissionais negros que receberão a premiação na edição desse ano serão escolhidos por cinco jurados especialistas das pautas afrodescendentes.
Em seguida, as categorias a premiadas são: Alimentação e Gastronomia; Artes Visuais; Comunicação e Jornalismo e Afro Científico; Escrita Artística. Além disso, Estética da Identidade Negra; Impacto Social; Mídias Sociais; Performance Artística assim como Performance Física.
As pessoas homenageadas e as que receberão a estatueta da premiação nas dez categorias serão apresentadas no dia 29 de abril em uma cerimônia no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, a partir das 19h.
“Em seguida ocorrerá a festa ‘Podre de Chique’, frase comumente dita por Jejé de Oyá quando uma pessoa estava extremamente produzida. Quem estiver na cerimônia do Prêmio Jejé de 2023, tem direito a adquirir sem custo a pulseira de acesso free à festa black Podre de Chique. A pulseira só será entregue no período das 19h às 19h45 no receptivo”, explicou Jeferson Bertoloti.
O Sambão de Jejé é uma realização do Prêmio Jejé de Oyá 2023, com produção da Bemtevi Academia de Arte. E assim conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Cuiabá. Da Assembleia Social da ALMT, do Colégio Fato, do Grupo Vanguard e de outras instituições.
Serviço
3º Sambão de Jejé – apresentações culturais e feira gastronômica
Shows: Grupo Sasminina, Raízes do Samba e Semites Marques, Bateria Show Bloco Unidos do Araés, Izzy Lima e DJ Xinn
Data: Domingo (16), a partir das 18h
Local: Praça 8 de Abril (Praça do Choppão)
Entrada: Gratuita