Você está visualizando atualmente Unemat e universidade chinesa firmam acordo para intercâmbio de professores e estudantes
A Unemat e a SUSE da China, celebraram nesta semana um acordo de cooperação em Cuiabá para intercâmbio de professores

Unemat e universidade chinesa firmam acordo para intercâmbio de professores e estudantes

A Unemat e a SUSE na China, celebraram um acordo de cooperação em Cuiabá para intercâmbio de professores e estudantes

O acordo prevê intercâmbio de alunos e professores de ambas as universidades, além da implantação de uma unidade do Instituto Confúcio no campus da Unemat em Sinop. Ali funcionará um Centro de Línguas, com cursos de língua portuguesa para chineses e mandarim para brasileiros.

A cerimônia de celebração aconteceu no Auditório do Escritório da Unemat em Cuiabá e puderam apresentar a instituição estadual e conhecerem a universidade chinesa.

O Wang Honghui, explicou que o acordo de cooperação busca promover a qualidade do ensino em ambas as instituições.

“A SUSE possui um grande interesse na área de engenharia, já que é uma área em que eles são muito fortes. Mas também há um enorme interesse na área de línguas e culturas”, disse.

“Com este acordo, nossos alunos e professores terão a oportunidade de realizar intercâmbio para conhecer o Brasil. Assim também, os alunos e professores brasileiros de conhecerem a China, promovendo a qualidade de ensino”, disse Wang.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, enfatizou que a próxima etapa é o estabelecimento de um plano de trabalho. Ou seja, com previsão de uma primeira missão já no primeiro semestre de 2024.

Vera também lembrou a importância da celebração do acordo tendo em vista que ambos os países integram o BRICS (fórum internacional composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e que possuem um vasto horizonte de relações comerciais.

“Por isso precisamos da área de Línguas e Culturas, além, claro, de outras áreas do conhecimento. A partir daí vamos receber estudantes e professores da SUSE e também vamos poder enviar nossos estudantes e servidores para realizar ações de ensino, pesquisa e extensão na China”, assegurou.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, também reforçou que a perspectiva é que o intercâmbio inicie em um curto período.