No total, 14 locais oferecerão a Vacina BCG na Capital; confira o cronograma
A partir desta semana, mais quatro UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Cuiabá passam a aplicar a vacina BCG uma vez por semana. Ou seja, a UBSs do Jardim Florianópolis/União, 1º de Março, Pedra 90 I e II e Dr. Fábio II.
Ao todo, agora são 14 unidades que aplicam a dose em crianças. A imunização acontece de forma escalonada nas UBS, em dias fixos, de segunda-feira a sexta-feira.
Dentre as que já ofereciam a vacina, a unidade básica do Dom Aquino será substituída pela unidade do Grande Terceiro.
A vacina BCG protege contra as formas graves da tuberculose meníngea e miliar, em dose única, sendo recomendada nos primeiros dias de vida, logo após o nascimento. Mas pode ser tomada até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.
O atendimento funcionará da seguinte forma:
Segundas-feiras
- UBS Clínica da Família – 9h às 15h
- UBS Tijucal – 8h às 14h
- UBS Jardim Florianópolis/União – 9h às 11h e das 13h às 15h
Terças-feiras
- UBS 1º de Março – 9h às 11h e das 13h às 15h
- UBS Nova Esperança – 9h às 11h e das 13h às 15h
- UBS Santa Isabel – 9h às 11h e das 13h às 15h
Quartas-feiras
- UBS Dr. Fábio II – 7h às 11h
- UBS Cidade Verde – 7h às 11h
- UBS Grande Terceiro – 7h às 11h
Quintas-feiras
- UBS Quilombo – 7h às 11h
- UBS Santa Terezinha – 7h às 11h
- UBS Pedra 90 I e II –7h às 11h
Sextas-feiras
- UBS Pico do Amor – 9h às 11h e das 13h às 15h
- UBS Paiaguás – 9h às 11h e das 13h às 15h
Sobre a Vacina BCG
A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette, assim como Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG.
A doença não afeta apenas os pulmões, mas também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Os sintomas da tuberculose ativa do pulmão são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.
Transmissão:
Pessoas saudáveis e infectadas podem não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de gotículas de saliva da garganta. O compartilhamento de objetos não oferece risco. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, a forma grave e generalizada.
Contudo para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do nascimento até os 4 anos de idade. A vacina portanto, em dose única, é oferecida, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde.