Servidores municipais participaram da capacitação da mão-de-obra para operacionalização nas máquinas pesadas em Várzea Grande
Para 819 homens e mulheres em Várzea Grande, o ano novo chegou e com ele o desejo de mudar de vida, concretizar sonhos e conquistar uma renda maior. Desse modo, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio de uma parceria viabilizada pela Secretaria de Viação e Obras com a empresa QQualifica Cursos, ofertou o curso gratuito de operacionalização de máquinas pesadas.
O prefeito Kalil Baracat frisou que vai abrir novas perspectivas e oportunidades para as pessoas trabalharem. Isso torna Várzea Grande uma referência, porque temos conseguido, via parceiros, encaminhar currículos. Isso permite empregar pessoas e torná-las economicamente ativas, isto é essencial para famílias, para cidade, para Mato Grosso e para o Brasil.
Kalil Baracat sinalizou ainda que Várzea Grande tem encontrado retorno nas propostas de parceria. Seja com setores da indústria, do comércio ou com a iniciativa privada.
Já para o secretário de Viação e Obras, Luiz Celso Moraes, o curso torna as pessoas capacitadas em uma profissão. Os operadores de máquinas pesadas, que constantemente tem vagas abertas no mercado de trabalho e com remuneração considerável, estarão aptos.
“O curso foi voltado para homens e mulheres, sem qualquer experiência anterior com esse tipo de maquinário e 100% gratuito. Teve a isenção da taxa de inscrição até o material didático. O curso também foi ofertado para os operadores que já trabalham na Prefeitura de Várzea Grande. Foi um incentivo muito grande dado pelo prefeito Kalil Baracat, oportunizando uma nova profissão a quem mais precisa”, declarou o secretário, Luiz Celso de Moraes.
O Curso de operacionalização de máquinas pesadas
O gestor também pontuou que o curso foi completo, com aulas online, material apostilado, aulas teóricas e aula prática. A capacitação contemplou a operacionalização dos seguintes maquinários pesados: pá mecânica ou pá carregadeira, retroescavadeira, trator agrícola, escavadeira hidráulica, motoniveladora e empilhadeira.
Paulo Henrique Godoy Meneses informa que a remuneração varia de R$ 2,5 mil até R$ 15 mil. Variando conforme o Estado, o tipo de máquina, contratação do serviço e tempo de trabalho do operador. A Qualifica estima que já capacitou cerca de 70 mil pessoas em cursos como o ministrado em várias cidades brasileiras