Essa surpresa de Natal contempla mais de 2 mil profissionais
O prefeito Kalil Baracat, anunciou o enquadramento por nível e por classe de mais de 2 mil profissionais de carreira da área da Educação Municipal. Mesmo reconhecendo um cenário de instabilidade econômica e política. O que já afeta a economia de Várzea Grande, segunda maior cidade de Mato Grosso.
O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração do Núcleo Tecnológico Educacional de Várzea Grande (NET-VG), uma parceria entre a Google e Várzea Grande que se tornou o primeiro município do Centro Oeste do Brasil a implantar definitivamente laboratórios de robótica, de informática.
“Estamos fazendo justiça com a carreira dos profissionais do ensino. Pois há mais de 12 anos aguardavam um direito certo e que iremos cumprir a partir de janeiro de 2022”, explicou o gestor municipal.
Ele frisou que a queda na arrecadação vai exigir a tomada de decisões, mas também a definição de prioridades. E uma delas é o reconhecimento da importância do servidor público que é a mão da Prefeitura de Várzea Grande. Saúde, educação e segurança, bem como o social e obras, são “ações que melhoram a qualidade de vida de toda a população, não existe saúde, educação, social, segurança e obras sem profissionais”, frisou o chefe do Poder Executivo Municipal.
Kalil fez questão de ressaltar que sua Administração tem se pautado pelo atendimento aos anseios populares. Sobretudo, dentre os quais se engloba a questão do servidor público e das atividades que eles prestam para a população.
Profissionais da Educação comemoraram o anúncio feito do prefeito
O prefeito de Várzea Grande sinalizou ainda que o enquadramento é o reconhecimento de esforços daqueles que mesmo sendo mestres, vão em busca de qualificação. Assim, buscam maior aprendizado para formar futuros profissionais.
O secretário de Educação, Silvio Fidélis, ressaltou que todos os servidores públicos municipais, dentro da realidade econômica e dos parâmetros legais, têm sido contemplados em suas aspirações. Tanto que os da Educação, assim como os demais, obtiveram 7% de RGA. E os professores 12,84% por terem sua política salarial decidida pelo Governo Federal e cumprida por Estados e Municípios.
“Avançamos muito nos últimos anos em ganhos salariais, no concurso público, capacitação e agora no enquadramento”, disse Silvio Fidélis. Lembrando ainda, que a vontade do prefeito Kalil Bacarat era de conceder mais benefícios para todos os servidores. Porém não existe diferença por áreas profissionais, todos são importantes, mas existem limitações legais e financeiras.
Profissionais da Educação comemoraram o inesperado anúncio feito pelo próprio prefeito. Eles participaram da solenidade de inauguração do Núcleo Tecnológico de Várzea Grande (NET/VG) em parceria da Google
Todo investimento que estimule os profissionais é sempre bem-vindo
Sarah Jane de Campos é diretora da EMEB Deputado Ary Leite de Campos, no Grande Jardim dos Estados, no Parque das Mangabeiras. Para ela todo investimento que estimule os profissionais a se preparar e capacitar é sempre bem-vindo.
Sarah apontou ainda que o prefeito Kalil Baracat, juntamente com sua equipe de governo vem cumprindo com todos os compromissos assumidos. Não apenas com a Educação, mas com toda a área administrativa. “A gente percebe que Várzea Grande tem evoluído, tem se desenvolvido, mas principalmente se sobressaído. Pois é uma gestão que pensa em prol da cidade e de sua gente”, acrescentou ela.
Já Vilma Auxiliadora, afirmou que existe uma relação muito forte com o prefeito Kalil Baracat. Ela administra a EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, na Praia Grande. Pois, o prefeito tem formação em uma família de professores e profissionais da Educação. Assim, o secretário Silvio Fidélis e sua equipe na SMECEL sempre busca a evolução, melhoraria e resultados positivos para a população estudantil.
O enquadramento reconhece os esforços dos professores
Para Eva de Paulo Viera Santos, o anúncio do prefeito pegou a todos de surpresa. “Não poderia receber melhor notícia e presente de Natal”, disse a diretora. Enaltecendo a decisão do prefeito Kalil Baracat que determinou as Secretarias, de Educação e de Administração para que apresentem na prática os estudos de impacto de curto a médio e longo prazo. Sobretudo, para promover a implantação de um direito garantido desde 2010.
Ela é do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Professora Jayr Luíza de Campos Untar – Dona Pequenina, na Capela do Piçarrão. E lembrou ainda que o secretário Silvio Fidélis sempre tratou a questão de forma clara e em defesa da implantação do benefício autorizado pelo prefeito. Aliás, também era defendida por muitos vereadores.
A diretora ponderou que o enquadramento reconhece os esforços profissionais. Mesmo daqueles que sendo professores ainda se sentam em cadeiras para se aperfeiçoarem e se tornarem melhores.
A diretora da EMEB Honorato Pedroso de Barros, no Bairro Água Vermelha é Marilene Maria da Silva. Ela frisa que ser reconhecida profissionalmente é sempre um estímulo para qualquer um. Para ela, é fundamental o tratamento que a atual administração dispensa ao funcionalismo público e aqueles da área educacional.
Ana Paula Vargas é uma das mais novas diretoras que gerencia a EMEB Mercedes de Paula Sôda, no Jardim Paula. Ela reconhece como é fundamental a determinação do secretário Silvio Fidélis e sua equipe.