Você está visualizando atualmente Várzea Grande já instalou 30 mil lâmpadas em LED
Ao todo, foram 30 mil novas lâmpadas em led instaladas na cidade de Várzea Grande em parceria com o Governo Mauro Mendes

Várzea Grande já instalou 30 mil lâmpadas em LED

Ao todo, instalaram 30 mil novas lâmpadas em led, 20 mil através de parceria com o Governo Mauro Mendes e 10 mil com recursos próprios

Várzea Grande completa neste mês de outubro a troca de 20 mil lâmpadas em LED para as principais regiões, ruas e avenidas da segunda maior cidade de Mato Grosso. Em parceria com o Governo do Estado através do Programa MT iluminado que contempla todas as 141 cidades de Mato Grosso.

A decisão de implementar o MT Iluminado demonstra a preocupação do governador Mauro Mendes com as cidades e a segurança de sua população.

Um sistema de Gestão de Iluminação Pública eficiente traz uma série de benefícios para a população. Afinal, ele amplia a sensação de segurança na cidade, proporciona mais conforto para todos, melhora o trânsito à noite, reduz gastos e assim por diante.

Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio pelos modelos de LED, além da iluminação pública, tornou-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades. Isso porque é possível utilizar sua infraestrutura para conectar diferentes serviços na localidade.

As lâmpadas de LED permitem a implementação de projetos de internet das coisas (Internet of Things – IoT) para a criação de cidades inteligentes.

Energia elétrica

As lâmpadas substituídas não serão reaproveitadas por causa do seu alto consumo de energia elétrica, acima dos 50% de uma lâmpada em LED. Além disso, é mais econômica, ambientalmente correta e mais sustentável.

Além do benefício de uma energia mais duradoura e eficiente, já que as lâmpadas em LED, consomem 50% menos energia e duram mais que as normais, essas trocas permitem economia aos cofres públicos. Pois ao contrário do que muitos pensam, a iluminação pública em ruas e logradouros também é paga pelo poder público municipal.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Breno Gomes, a iluminação em LED valoriza a cidade e seus imóveis. Desse modo, garante mais tranquilidade e segurança para as pessoas e possibilita um trânsito melhor e permite uma maior economia aos cofres públicos. Afinal, a durabilidade das lâmpadas supera em 50% as atuais e tem mais tempo de durabilidade.

Até o final de 2024, Várzea Grande pretende ainda ampliar em 23 mil novas lâmpadas em LED, sendo 18 mil do MT Iluminado e 5 mil em recursos próprios da CIP. Isso representará outro importante avanço na área de segurança pública e no trânsito.

O prefeito frisou que nas tratativas com as forças policiais, sejam elas a própria Guarda Municipal, as Polícias Militar, Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal, o quesito iluminação pública aponta como peça fundamental no combate a criminalidade.