O evento acontece na praça Sarita Baracat
Esta semana, integrando a programação do aniversário de 156 anos de Várzea Grande, a divulgação desses serviços está sendo reforçada em parceria com o Sebrae. Mais precisamente na praça Sarita Baracat, no Centro da cidade, será o endereço do empreendedorismo várzea-grandense na próxima semana.
Pela segunda vez consecutiva, a prefeitura, por meio do Centro de Atendimento ao Empresário (CAE), da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, participa da Semana do MEI, que será realizada de 22 a 26 deste mês.
A ação é realizada em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Desse modo, tem como objetivo fomentar as atividades em Mato Grosso. O atendimento será sempre das 8h às 17h.
Durante a semana, os empreendedores poderão participar de palestras, oficinas, cursos, workshops e atendimentos gratuitos oferecidos pela instituição e outros parceiros. Os pequenos negócios movimentam a economia e são responsáveis por 55% do PIB mato-grossense, conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019.
“Aumentamos o número de micro e pequenas empresas na cidade”
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo de Várzea Grande, Charles Caetano Rosa, destaca que todos os atendimentos serão potencializados na praça Sarita Baracat. E são permanentemente ofertados no Centro de Atendimento ao Empresário em Várzea Grande (CAE), não apenas aos MEIs, mas a todo empresariado.
Esta semana, integrando a programação do aniversário de 156 anos de Várzea Grande, a divulgação desses serviços está sendo reforçada em parceria com o Sebrae. Sobretudo, com o intuito de aperfeiçoar a gestão de um pequeno negócio e apresentar linhas de crédito que estão disponíveis. Se for o caso, renegociar passivos e, principalmente, formalizar os empreendedores várzea-grandenses. Escolhemos em conjunto o Centro da cidade para facilitar o acesso e concentramos inúmeros serviços e atividades”.
O prefeito Kalil Baracat fez questão de destacar que Várzea Grande recebe a Semana do MEI de braços abertos. Além disso, participa desse evento em parceria com o Sebrae. “Nesse mês em que a cidade está em festa pelos seus 156 anos de fundação, podemos contribuir de forma estruturante. Abrindo, assim, oportunidades e conhecimento para nossos MEIs. A cidade inteira ganha, pois os MEIs, hoje em dia, são protagonistas na geração de novas empresas e empregos”.
Kalil lembra que desde a criação da secretaria, em março do ano passado, “aumentamos o número de micro e pequenas empresas na cidade. Em 2021, tínhamos 19.216 optantes pelo Simei. Chegamos a maio deste ano com 22.444 MEIs. O que demonstra o crescimento econômico que vivenciamos e o suporte que a Pasta vem dando aos empreendedores locais”.
Na praça
Os MEIs também podem aproveitar a semana para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio. “Os microempreendedores poderão contar com auxílio do Sebrae/MT para fazer as declarações de faturamento. Cujo prazo de envio à Receita Federal termina no dia 31 de maio. A ideia é promover a formalização e o desenvolvimento dos MEIs. Desse modo, contribuirá para a geração de emprego e renda no país”, anuncia a coordenadora de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MT, Liliane Ramos Moreira.
Charles lembra que o atendimento na praça é de livre demanda, entretanto, válido apenas para quem tem CNPJ. Empreendedores que quiserem se formalizar, poderão buscar pois atendimento durante a Semana do MEI.
Para Várzea Grande haverá a seguinte programação:
Segunda-feira, dia 22, das 8h às 17h: Atendimento MEI
‘Seja um empreendedor com atitudes certeiras’ – 9h às 12h
Produtos financeiros – Desenvolve MT das 14h às 15h
‘Psiu, ei MEI, seu negócio é você’, das 15h às 16h
Terça-feira, dia 23, das 8h às 17h: Atendimento MEI
´Transforme sua ideia em negócio´ das 9h às 12h
Produtos financeiros – Banco do Brasil, das 14h às 15h
‘Como se tornar um MEI – Benefícios e Obrigações’, das 15h às 16h
Quarta-feira, dia 24, das 8h às 17h: Atendimento MEI
‘Como vender pelas redes sociais’, das 9h às 12h
Produtos financeiros – Caixa Econômica Federal, das 14h às 15h
‘Coloque sua empresa na Net: Google meu negócio’, das 15h às 16h
Quinta-feira, dia 25, das 8h às 17h: Atendimento MEI
‘Controles financeiros do MEI’, das 9h às 12h
Produtos financeiros – Banco da Amazônia, das 14h às 15h
‘Descomplicando as finanças do MEI’, das 15h às 16h
Sexta-feira, dia 26, das 8h às 17h: Atendimento MEI
‘Oficina de vendas: Saber vender é da natureza humana’, das 9h às 12h
Produtos financeiros Sicredi, das 14h às 15h
‘Como atender melhor seu cliente’, das 15h às 16h
Além dos eventos presenciais, a Semana do MEI também conta com toda uma programação online. Assim, téra orientações de especialistas para as várias áreas de atuação, que pode ser acessada aqui: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI/eventosonline#2305
A programação completa da Semana do MEI 2023 pode ser acessada através do link: www.sebrae.com.br/semanadomei. Para quem preferir participar presencialmente, é só acessar o site do evento e procurar pela programação.