Você está visualizando atualmente Várzea Grande e Rede Comper unem esforços para prevenir contra Dengue, Zika e Chikungunya
Prefeitura Municipal de Várzea Grande e secretarias se unem com Rede Comper no combate da Dengue, Zika e Chikungunya

Várzea Grande e Rede Comper unem esforços para prevenir contra Dengue, Zika e Chikungunya

Ministério da Saúde está priorizando outros Estados neste momento de alto volume de contaminação e casos principalmente de dengue

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande através da Secretaria de Saúde entre outras pastas da gestão municipal também são fundamentais no combate a doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Assim, se uniram a Rede de Supermercados Comper que tem diversas unidades na cidade e em todas as regiões, na campanha “Agente Anti-Mosquito”.

A ação tem como principal objetivo prevenir e combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Em parceria com a Rede Comper, a campanha iniciou (2) no supermercado Comper, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon. Dessa maneira, se estenderá a todas as lojas da Rede no município. Para tanto a prefeitura municipal disponibiliza técnicos do Controle de Endemias Vetoriais da Secretaria Municipal de Saúde. Eles irão realizar vistorias técnicas nas lojas em busca de focos e também com a sensibilização de toda a sociedade na eliminação dos criadouros.

Além da questão dos trabalhadores do Comper, milhares de pessoas diariamente passam em suas unidades. Então o alerta atinge um número considerável de pessoas e tende a se propagar de forma mais rápida e eficiente.

A campanha também tem como objetivo ensinar os funcionários sobre práticas de controle de focos para aplicar em casa

O secretário municipal de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros lembra que toda as ações de conscientização para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti são bem-vindas, pois contribuem para que os números não aumentem. Evitando transtornos à população e reforça que é necessário o empenho e participação de todos no combate do mosquito a fim de evitar consequências graves .

Gonçalo de Barros frisou que o mais importante é que a população tenha consciência de que neste momento cada uma precisa fazer a sua parte e que a prevenção é o melhor remédio para todos. Ou seja, para a população, cidade, o comércio, enfim para o dia a dia de todos. Pois uma epidemia sempre causa transtornos e o principal dos problemas, coloca em risco a vida de todos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, neste primeiro mês do ano de 2024, notificaram 50 casos de dengue. Mas deste total dois casos evoluíram para óbitos pelo agravo da dengue e 4 óbitos ainda estão sob investigação. Não houve notificações neste mês para as doenças zikavírus e chikungunya.

Gonçalo de Barros reiterou que o alerta se faz necessário, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito foram encontrados dentro das residências, locais de trabalho, segundo o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que é feito em todos os municípios do país.

O Superintendente de Atenção Primária à Saúde, Geovane Renfro, explicou uma das funções e serviços desenvolvidos pela Atenção Primária à Saúde o combate ao mosquito da Dengue. Isto é, por meio da ação de casa em casa, realizada pelos Agentes de Endemias. Esta ação tem o apoio da Vigilância em Saúde e Epidemiológica.