Prefeitura de Várzea Grande promove ação de vacinação contra Covid-19 no sábado(16) no Ginásio Fiotão
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estará realizando uma grande ação de vacinação contra a Covid-19 no sábado (16), das 8h às 16h, para todas as faixas etárias. O reforço foi determinado pelo prefeito Kalil Baracat, que diante de uma nova onda da doença tem buscado dar celeridade na vacinação. Assim também, vem alertando a população sobre a necessidade de manter-se em dia com o cartão de vacinação.
A ação contempla pessoas a partir dos 12 anos de idade ou mais, para a 1ª e 2ª doses. Enquanto que a 3ª dose para pessoas de 18 anos e mais, ou 12 anos e mais imunossuprimidos. Também serão ofertadas a primeira dose para quem ainda não tomou a vacina, bem como a quarta dose para as pessoas acima de 40 anos, após quatro meses da terceira dose.
“Meu papel, como gestor, é zelar pela saúde da nossa população. Estamos cumprindo com nosso trabalho, que é oferecer a vacina a toda população. No entanto, precisamos da colaboração de todos para que sigamos com altos índices de vacinação”, pontuou Kalil.
O secretário Municipal da Saúde, Gonçalo de Barros, afirmou que para a ação deste próximo sábado não haverá necessidade de agendamento. “O público-alvo dessa ação deverá apenas comparecer a fim de completar seu ciclo vacinal, não precisando de agendamento prévio. As pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose, portanto, devem levar um documento com foto, comprovante de residência, que o primeiro cadastro será feito na hora e aplicada a vacina”.
Um dos focos é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose
Com a intensificação da vacinação, a Prefeitura espera então aumentar o número de pessoas vacinadas. O foco principal é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose (primeiro reforço) e aumentar a quantidade de vacinados com a quarta dose (segundo reforço). O ponto é considerado estratégico, uma vez que é de fácil acesso à população, por se localizar no Centro da cidade, ao lado do Terminal do Transporte Coletivo, André Maggi.
“Nós temos doses suficientes. As Unidades Básicas de Saúde continuam vacinando, prontas e aptas a receber a população. Infelizmente, dado o aumento de casos de mais de mil atendimentos por dia de casos suspeitos da Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento 24h as Upas do Ipase e Cristo Rei, nestes últimos dez dias, se faz necessário essa grande ação de alerta, para que as pessoas retornem para tomar a vacina”, disse Gonçalo de Barros , ao completar que, na semana passada, cerca de 2 mil pessoas procuraram as unidades para tomar a primeira dose.
Dados de Doses Aplicadas
“Com a intensificação da vacinação, a prefeitura espera aumentar o número de pessoas vacinadas. O foco principal é reduzir o número de usuários em atraso com a terceira dose (primeiro reforço) e, assim, aumentar a quantidade de vacinados com a quarta dose (segundo reforço). Nós estamos fazendo esforços para receber essas pessoas e fazer um acolhimento humanizado, abrindo esse ponto estratégico, que vai possibilitar um grande fluxo de pessoas. O ponto vai funcionar o dia todo, sem intervalo para o almoço, o que facilita a rotatividade, para que as pessoas possam se vacinar de forma organizada e tranquila. A Pasta da Saúde é a responsável pela ação e tem expertise na realização de eventos de vacinação”, afiançou o Gonçalo de Barros.
O Município de Várzea Grande, conforme dados da Vigilância em Saúde, já aplicou até o dia 29 de junho deste ano, 505.980 doses da vacina contra a Covid-19, sendo que 226.875 foram aplicações da 1° dose; da 2° dose, 182.436; da 3° dose, 85.170; e da 4° dose, 11.507.
As Unidades Básicas de Saúde em Várzea Grande, continuam aplicando a vacina em crianças, adolescentes, adultos e idosos com a vacina contra a Covid-19. Ao mesmo tempo também contra a influenza, destinada à população em geral, acima de 6 meses de idade.
Unidades Básicas de Saúde disponíveis, neste mês de julho, para vacinar adolescentes, adultos e idosos.
As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h.
1 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia;
2 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha);
3 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra);
4 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel);
5 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória);
6 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa;
7 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara);
8 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus) Clínica de Atenção Primária à Saúde;
9 – Miguel Baracat (24 de dezembro);
10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago);
11 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Vitor Marques Pereira Malheiros (Cristo Rei);
12 – ESF Aurília Salles Curvo (Jardim União);
13 – Capão Grande vai funcionar nas terças-feiras, para vacinar adultos, e nas quintas-feiras, crianças de 5 a 11 anos;
14 – ESF Luirico Ferreira de Magalhães (Souza Lima) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras;
15 – Centro de Saúde Cohab Cristo Rei vai funcionar nas terças-feiras e quintas-feiras;
16 – ESF Gonçalo Gomes da Silva (Construmat/Alameda) vai funcionar somente nas segundas-feiras e quartas-feiras, para vacinação em adultos;
17- Ponto fixo no Várzea Grande Shopping- ‘Vacinação Cidadã’- continua funcionando, no horário das 10h às 12h e das 13h às 18h. Por isso, a vacinação será aplicada em adultos e adolescentes, além da aplicação da quarta dose para idosos com 60 anos a mais. O ponto funciona no Espaço do Centro Estadual de Cidadania, Piso 1, no Várzea Grande Shopping.
Unidades de Saúde de Várzea Grande para vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos
As Unidades funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 11h e de 13h às 16h.
1 – Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia – todas as segundas-feiras do mês de julho;
2 – ESF Celestino Gomes Coelho (Água Vermelha) – quintas-feiras;
3 – ESF Margarida Pereira Tavares (Jardim Manaíra) – terças-feiras;
4 – ESF Terezinha Maria de Campos Kalix (Cabo Michel) – quartas-feiras;
5 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Moacyr de Lannes – (Jd. Glória) – sextas-feiras;
6 – ESF Celina Batista Dantas (Ouro Verde) Maria José Pedrosa – sextas-feiras;
7 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dra. Arminda Guimarães Sato (Marajoara) – quartas-feiras;
8 – ESF Gonçalo Pinto de Godoy (São Mateus), Clínica de Atenção Primária à Saúde – terças-feiras;
9 – Miguel Baracat (24 de dezembro) – segundas-feiras;
10 – Clínica de Atenção Primária à Saúde – Dr. Lucilo Macedo de Freitas (Parque do Lago) – terças-feiras;
11 – ESF Aurília Salles Curvo/Jardim União – sextas-feiras;
12 -Capão Grande – quartas-feiras.