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Com o início de outubro, empresários do comércio varejista de Cuiabá se prepararam para o Dia das Crianças - Foto: Fernando Frazão/AgênciaBrasil

Vendas do Dia das Crianças devem movimentar cerca de R$ 94 milhões em Cuiabá

Brinquedos, vestuário e eletrônicos serão os itens mais procurados para o Dia das Crianças

Com o início de outubro, empresários do comércio varejista de Cuiabá se prepararam para o Dia das Crianças, que ocorre no próximo dia 12. Estudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) revela que as vendas relacionadas à data devem aumentar 2,5% em relação ao ano passado. Ao todo, cerca de R$ 94 milhões devem ser movimentados.

Os brinquedos, obviamente, serão os itens mais procurados pela maioria (50,9%) dos consumidores que sairão às compras para presentear os pequenos. A lista também conta com peças de vestuário (29,1%), calçados (10,3%) e eletrônicos como videogames (2,9%). Aparelhos de telefonia (1,7%), cosméticos (1,1%) e artigos esportivos (1,1%) também  mencionados

Entre os que investirão em serviços para agradar os pequenos são visitas aos parques (27,8%) e brincadeiras com passeio nos shoppings (27,8%). Ou seja, os programas mais requisitados no Dia das Crianças.

Mas em relação ao perfil do consumidor, pouco mais de 7 em cada 10 ouvidos pretendem adquirir mais de um presente para mimar os pequenos e quase 88% dos entrevistados revelam que farão suas compras em lojas físicas na região central e nos shoppings centers da cidade. Enquanto o restante priorizará os canais virtuais de comércio.

Compras maiores e sem planejamento

De acordo com o levantamento produzido pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá, o ticket médio de compras também está elevado. Isso porque 22,7% consumidores afirmam que vão gastar mais no comparativo com 2023 e 74,5% deles planejam investir acima de R$ 100 nos presentes.

O estudo também mostra que o consumidor fará compras por impulso, sem nenhum tipo de planejamento. Assim, 9 em cada 10 entrevistados disseram que só iniciariam as pesquisas pelo presente ideal na semana anterior à data.

O cartão de crédito deve seguir na liderança (34,6%) da forma de pagamento mais utilizada pelos clientes. No entanto, as modalidades de compras à vista como dinheiro, cartão de débito e Pix, tendem a aumentar suas participações nas transações efetuadas na passagem de 2023 para 2024.