Você está visualizando atualmente VG: Kalil entrega segunda creche e tem mais 8 em andamento
Segundo a diretora da nova unidade educacional de Várzea Grande, o funcionamento da creche é diferenciado das outras unidades escolares

VG: Kalil entrega segunda creche e tem mais 8 em andamento

Inauguração da CMEI professora Leuby Correa da Costa Barros

A entrega dessa nova creche não vem sozinha. Pois o prefeito Kalil Baracat assegura que vai trabalhar dobrado para entregar oito novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs): as antigas creches. Totalizando 10 unidades, em sua gestão, ou seja, 3 mil novas vagas. Assinalando assim, que tem encontrado respaldo na bancada federal de Mato Grosso. Seja de deputados ou de senadores, principalmente Jayme Campos, para que o Ministério da Educação através do FNDE retome todas as obras paralisadas.

“Recentemente estivemos com o ministro da Educação, Camilo Santana e com o governador Mauro Mendes e o senador Jayme Campos. Desse modo, formalizamos a decisão de garantir essas obras, indo ao encontro com a proposta do Governo Federal. Tanto de retomar quanto de acelerar as obras do setor educacional para mudar os rumos do Brasil”, disse Kalil Baracat.

A fala do prefeito foi durante a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Leuby Correa da Costa Barros, no bairro Gilson de Barros, na região do 24 de dezembro. A entrega da nova creche faz parte pois das comemorações dos 156 anos de Várzea Grande.

A nova creche tem padrão de ótima qualidade e está toda equipada

A nova unidade escolar é do tipo 1, padrão FNDE, orçada em R$ 4 milhões. E construída com recursos do Governo Federal (MEC) e recursos próprios da Prefeitura. A escola que tem capacidade para o atendimento de até 250 crianças. Conta com 9 salas para crianças de 2 e 3 anos e 2 salas para berçário para crianças de 1 ano. Além de 1 sala multifuncional, 1 sala de amamentação, lactário, cozinha e refeitório. Bem como, com banheiros adaptados, rouparia, sala de professores, almoxarifado e depósito.

O prefeito destacou que, após a retomada das obras, a gestão está entregando a creche CMEI Professora Leuby Correa da Costa Barros. E ainda mais, com um padrão de ótima qualidade e completamente equipada. Assim, vai oferecer à comunidade uma prestação de serviços de excelência. Aliás, isso já tem ocorrido nas ações realizadas em razão das comemorações do aniversário de Várzea Grande.

Demos um salto no atendimento de 26 mil para 32 mil alunos somente neste período de gestão. Entregamos até agora 3 creches iguais a esta. E até o final do próximo ano entregaremos mais oito, sendo parte ainda em 2023 e parte em 2024” disse Kalil.

O prefeito reforçou ainda o papel social dos Centros de Educação Infantil, pois possibilita o acolhimento e a assistência aos filhos. Para que os pais possam trabalhar e garantir com tranquilidade a renda e a dignidade familiar. “Os pais entregam para a Educação Municipal seus filhos para que se socializem e iniciem seu aprendizado”, disse o prefeito.

Investimento maciço na educação de todas as maneiras

Para o secretário Silvio Fidelis, as ações da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer representaram um grande diferencial nas comemorações dos 156 anos de Várzea Grande. “Iniciamos as comemorações do aniversário da cidade com a entrega das obras de reforma e ampliação da EMEB Jayme Veríssimo de Campos Júnior. Em seguida, a inauguração do Centro Cultural do Limpo Grande e a entrega de um Miniestádio no distrito de Bonsucesso. Inauguramos também, a EMEB Alino Ferreira, além de vários Centros Esportivos e praças de lazer” informou.

O secretário declarou ainda que já estão homologadas as obras da construção das novas creches dos bairros. Por exemplo, Mapim, Milton Figueiredo e Parque Sabiá e outras 5 já estão em processo licitatório.

Segundo a diretora da nova unidade educacional de Várzea Grande, Berenice do Espírito Santo, o funcionamento da creche é diferenciado das outras unidades escolares. ‘Todas as salas de aula têm seu próprio banheiro. Isso facilita a rotina das crianças e elimina a necessidade da circulação pelas áreas comuns da escola.

Os banheiros também são todos adaptados ao tamanho das crianças, propiciando mais conforto e segurança para os pequenos” destacou.