No momento, você está visualizando Obras do BRT seguem em ritmo acelerado em Várzea Grande
Novos avanços: Governo do Estado e Prefeitura de Várzea Grande definem cronograma de avanços das obras do BRT

Obras do BRT seguem em ritmo acelerado em Várzea Grande

Novas intervenções estão sendo planejadas

Governo do Estado e Prefeitura de Várzea Grande definem cronograma de avanços das obras do BRT. As obras de recuperação do canteiro central de uma das principais avenidas de Várzea Grande, a FEB, ficou paralisada por uma década (10 anos). Mas continuam agora em ritmo acelerado. Sendo assim, novas intervenções estão em planejamento para execução, com o menor impacto possível tanto para condutores de veículos. Bem como para pedestres que utilizam a via para ir à Cuiabá ou vir de lá para cá.

A estimativa técnica é de que no horário de pico, mais de 5 mil veículos trafeguem no trecho entre as duas principais cidades de Mato Grosso.

Adotou-se a decisão por um novo cronograma de ampliação do novo trecho de obras da Avenida da FEB. Assim, a sua execução começa a partir desta quarta-feira (7) de junho. Dessa forma, envolverá o fechamento do semáforo da Travessa da Independência, no Bairro Alameda, a primeira intercessão após a Ponte Júlio Muller na região do Porto.

A Travessa Independência é a que dá acesso a região da Alameda e da Júlio Muller, tanto para Cuiabá como para o centro de Várzea Grande. Ela permite o acesso para a Avenida Dr. Paraná no Grande Cristo Rei. Ou acesso a Ponte Sérgio Motta que dá acesso a Cuiabá e a Avenida Beira Rio, o Coxipó da Ponte e adjacências.

Essa parceria entre os órgãos públicos é fundamental

Foram estabelecidas ações conjuntas e estratégias para garantir o menor impacto possível nesta intervenção. Ficou decidido que a interdição acontece no dia 7 (quarta), contando com o imprescindível apoio Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito. Pois estarão presentes para auxiliar os motoristas e garantir a segurança no local.

Tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de Várzea Grande estão empenhados em promover o desenvolvimento do projeto e com equilíbrio no setor empresarial e fluxo contínuo da Avenida da FEB. De acordo com o secretário adjunto de Infraestrutura do Estado, Isaac Nascimento, essa parceria entre os órgãos públicos é fundamental. Ou seja, vai viabilizar este importante projeto de infraestrutura Urbana que beneficiará toda a população.

O Coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar Arruda, diz que a ampliação desse trecho é uma medida importante. Sobretudo, para ligar o trecho já em fase de pavimento rígido com a ponte Júlio Muller trazendo maior fluidez ao trânsito nos horários de pico. Com a interdição do semáforo da Travessa da Independência, será possível avançar nas obras de maneira mais eficiente e segura.

A interdição temporária do semáforo da Travessa da Independência pode causar transtornos no trânsito local. Por isso é essencial o apoio da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, orientem os motoristas sobre as rotas alternativas e garantindo a fluidez do tráfego.

As estratégias visam um menor impacto aos motoristas e pedestres

A população deve estar ciente dessas intervenções e se preparar para possíveis alterações no trânsito durante o período de interdição. É fundamental que todos estejam atentos às sinalizações e sigam as orientações dos Agentes de Trânsito para evitar transtornos e garantir a segurança no local.

Espera-se que a ampliação do trecho de obras na Avenida FEB seja concluída dentro do prazo estabelecido. Com a definição do cronograma e a colaboração entre os diferentes setores envolvidos, disse Cidomar Arruda. Proporcionando assim, melhorias significativas para a Mobilidade Urbana e o desenvolvimento da região.

As definições da nova intervenção na Avenida da FEB foram adotadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Várzea Grande. Assim, traçaram as estratégias visando o menor impacto aos condutores de veículos e pedestres. Isto é, sem desprezar o comércio e a indústria local que foram demasiadamente afetados pelas obras do VLT, substituído pelo BRT, ônibus de trânsito rápido em faixa exclusiva.

Rotas alternativas durante as obras do BRT

Sentido – Aeroporto / Ponte Júlio Muler / Cuiabá

1º – Avenida 31 de Março, Av. Isabel Pinto, Av. Dr. Paraná, Ponte Sergio Motta
2º – Rua Irmã Elvira, Rua Alves de Oliveira, Travessa Barnabé de Mesquita, Dom Orlando Chaves, Ponte Nova

Sentido – Cuiabá / Centro de Várzea Grande / Aeroporto

1º – Rotatória do Fort Atacadista/ Av. vereador Abelardo Azevedo; Av. Dom Orlando Chaves; Av. 31 de Março:
2º – Rua Manoel Gomes; Rua Benedita Bernardina Curvo (atrás das Lojas Havan); Rua Brasília; Av. Ulisses Pompeu (Ponte Nova).