Os radares controlam o excesso de velocidade e o desrespeito à sinalização
A partir do dia 1 de julho deste ano, oito radares semafóricos começam a funcionar ao longo da Avenida Filinto Müller. Na cidade de Várzea Grande e as demais vias que cruzam a mesma e que está entre as de maior volume de trânsito.
Além de controlar o excesso de velocidade dos veículos, que será no máximo de 50 km/h, os radares irão também verificar desrespeito à sinalização dos semáforos e preservar, principalmente o direito do pedestre em atravessar as ruas em segurança.
“Várzea Grande está trabalhando por um trânsito mais humano e educado”, frisou o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes. Assim, sinalizou o prefeito Kalil Baracat que vem defendendo que o trânsito seja útil de forma racional, preservando vidas, não tirando as mesmas.
De acordo com o coordenador de Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Cidomar de Arruda Velo, o funcionamento do radar semafórico é bastante simples. E acontece sem qualquer intervenção humana. “São três laços detectores em cada faixa de uma via, distantes 3 metros um do outro.
Vamos ajustar também os semáforos que já utilizam o radar semafórico
Quando um veículo passa, os laços calculam sua velocidade. Este tipo de radar controla a velocidade dos veículos e os que desrespeitam a sinalização nos semáforos. Ou seja, quem avançar um sinal vermelho será multado. Assim como os veículos que ultrapassarem o limite de velocidade que é de 50km/h também”, explica o coordenador.
Cidomar Velo informa ainda que será ajustado o funcionamento dos semáforos da Avenida Filinto Müller. Para que após às 23h, funcionem de forma intermitente durante toda a madrugada. Evitando que condutores de veículos fiquem parados em semáforos correndo o risco de serem abordados ou assaltados.
“Nos próximos dias também estaremos ajustando os semáforos. Para que como as demais cidades brasileiras que já utilizam o radar semafórico, a partir das 23h e durante a madrugada, o motorista possa avançar o sinal vermelho. Desde que dentro do limite de velocidade”, pondera o técnico.
Somados aos 14 pontos de radares fixos e de barreiras eletrônicas já implantados, Várzea Grande totaliza 22 pontos de monitoramento. Dessa forma, auxiliará no controle e fiscalização da velocidade dos veículos, na preservação de vidas, que são de extrema importância.
Monitorando em tempo real coíbe acidentes e evita prejuízos
Ainda de acordo com Cidomar Velo, os equipamentos já foram aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). E os locais de instalação estão devidamente sinalizados. E seu funcionamento também já passou por período educativo para condutores e pedestres. Itens previstos na legislação de trânsito brasileira.
“Nosso objetivo é resguardar a vida de condutores e pedestres. A administração não tem interesse em esconder os pontos ou de arrecadar dinheiro com multas. Pelo contrário, todos os equipamentos são bem-sinalizados. Importante dizer que todas as ruas e avenidas escolhidas são infelizmente campeãs de acidentes e queremos diminuir esses índices.
Além do mais, todas as cidades brasileiras com grande fluxo de veículos e de pessoas utilizam esses equipamentos. É inevitável que uma das cidades que mais cresce em Mato Grosso tenha que se organizar nesse sentido também.
Monitorando em tempo real coíbe acidentes, evita prejuízo material e emocional para as pessoas. E ainda mais, identifica veículos roubados, auxilia no controle de velocidade. E na fiscalização dos avanços de sinal em diversos cruzamentos”, disse o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes.
Teremos 54 pontos de fiscalização por toda cidade
“Esses novos oito pontos que começam a funcionar. Coibindo assim, o excesso de velocidade e o avanço de sinal. Fazendo parte, de etapas já cumpridas de 14 pontos implantados e testados. E agora outros oito pontos, somando 22.
Ao final de toda a implantação, teremos 54 pontos de fiscalização pela cidade. Além de uma central de monitoramento instalada na Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana que será responsável por operar com transparência e visibilidade o trânsito da cidade. E em conjunto com outros órgãos públicos estaduais a exemplo do Detran e de Segurança Pública”, explica o arquiteto e urbanista, Enodes Soares Ferreira. Ele é elaborador do estudo técnico de instalação de equipamentos de controle viário da cidade.
Quanto a aplicação de multas, Enodes lembra que a fiscalização eletrônica opera com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Onde as multas se baseiam na gravidade da infração como aplicado em todo o país. E variam, no entanto, de R$ 130,16 (infrações médias) até R$ 880,41 para infrações graves, além das pontuações na carteira do motorista.