No momento, você está visualizando VG superou às metas do Planejamento Estratégico (GPE) anual
Em 2022, das 60 metas instituídas, 49 delas foram 100% cumpridas pela prefeitura municipal de Várzea Grande

VG superou às metas do Planejamento Estratégico (GPE) anual

VG eleva em 81% o índice de conformidade das metas do planejamento anual

Várzea Grande superou mais uma vez a média estadual em relação às metas e diretrizes estabelecidas dentro do Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE). Cuja ferramenta tem auxiliado, e muito, na execução dos trabalhos desenvolvidos pela prefeitura municipal. Em 2022, das 60 metas, 49 delas foram completas em 100%.

O Planejamento Estratégico do Município de Várzea Grande, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), consiste em um conjunto de objetivos, metas, indicadores e planos de ação. Os quais deverão ter alcance em curto, médio e longo prazos, considerando o período estabelecido de até 2033.

O GPE é uma ferramenta que objetiva contribuir para melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada por resultados e geração de valor à sociedade. Apresentaram os resultados referentes ao desempenho de 2022 aos técnicos do TCE, que contou com a participação de representantes de cada secretaria municipal e autarquia.

Conforme o técnico do TCE/MT, que acompanhou todo o trabalho desenvolvido por Várzea Grande, Dehon Caporossi, mais uma vez, a prefeitura serve de referência para outros municípios. “Pois coloca todo o planejamento em prática, fazendo ele acontecer, adicionando valores à sociedade”.

Todo planejamento contribui para o desenvolvimento econômico e social de VG

Representando o prefeito Kalil Baracat na apresentação dos resultados, o secretário de Assuntos Estratégicos, Benedito Gonçalo de Figueiredo, o Dito Loro, frisou que não há dúvidas de que todo planejamento realizado está contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Várzea Grande.

“Por meio do GPE definimos metas e vamos em frente para executá-las. O plano de governo do prefeito, elaborado ainda na campanha, trouxe os eixos estruturantes de ação. Com o GPE não apenas colocamos em prática como também criamos políticas públicas inovadoras que seguem fazendo de Várzea Grande uma referência”.

Dito Loro fez questão de reforçar que existe um cenário com limitação de recursos, um ambiente que ainda reverbera impactos da pandemia. “No entanto temos uma política de Estado forte, com metas, como por exemplo, zerar o problema de ‘produção de água’ em Várzea Grande até 2024. Não é apenas uma política de governo. Se uma cidade referência tem ações, é graças ao apoio e a parceria do TCE. Quero agradecer em especial a cada um dos nossos servidores que se empenharam na elaboração das metas e que foram em busca desse resultado inédito”.

Adesão e resultados

O desempenho de Várzea Grande é resultado de um esforço coletivo das 14 secretarias diretamente envolvidas com o planejamento estratégico municipal. Desde que aderiu ao GPE, em 2014, Várzea Grande vem se destacando anualmente, com resultados crescentes e melhoria constante na performance do planejamento estratégico. Sobretudo, para execução no curto prazo, explicou o secretário de Planejamento, João Carlos Cardoso, pasta responsável pela coordenação do GPE.

“É determinação do prefeito, Kalil Baracat, acompanhar os trabalhos realizados por cada secretaria para verificar se as metas previstas no GPE estão sendo cumpridas. Essas metas precisam ganhar amplitude na gestão. O que o prefeito estabelecer no plano de governo até 2033, cada pasta terá que entregar. Pois cumprir os prazos e diretrizes que irão resultar em benefícios para a população”, completa.

Nada fica perdido ou esquecido

Sobre as 11 metas não cumpridas em 2022, Cardoso explicou que o total ficou por realizar. Em muitos casos foi implementado e realizado, apenas não atingindo 100% do objetivo proposto durante o planejamento. “Nada fica perdido ou esquecido. O que não teve 100% de conformidade entra no ‘pacote de ações’ para 2023 de cada secretaria que apresentou esse déficit. Assim, será sanado por meio de medidas adicionais”.