No momento, você está visualizando Você pode fazer um bom treino com realidade virtual?
O tamanho mínimo recomendado para jogos de “escala de quarto”, aqueles em que você pode se mover, é de dois metros por dois metros

Você pode fazer um bom treino com realidade virtual?

Mais que liberar espaço e colocar fones de ouvido; você consegue treinar na realidade virtual?

Os fones de ouvido de realidade virtual já percorreram um longo caminho desde a primeira vez que vi um “fliperama” de realidade virtual aparecer em um shopping na década de 1990. Agora você pode amarrar um fone de ouvido e andar pela sala de estar, com opções que vão desde jogos de dança a aplicativos voltados para exercícios, então eu estou me preparando para aprender: quão bom você consegue se treinar na realidade virtual?

O que um fone de ouvido de realidade virtual pode fazer ?

Estou testando o Oculus Quest 2, um dispositivo que joga por conta própria sem precisar estar conectado a um computador. Você usa um fone de ouvido parecido com um óculos de proteção e segura dois controladores, e os jogos pedem que você mova suas mãos para fazer as coisas.

Na maioria dos aplicativos de fitness de RV, você não precisa pressionar os botões dos controladores. Apenas acenar com as mãos. Como o jogo também sabe onde seu fone de ouvido está no espaço, ele pode solicitar que você se agache ou se incline para o lado. Os jogos não diferem muito nos tipos de ações que pedem que você faça, mas variam muito no tipo de ambiente em que você está imerso enquanto o faz.

Como configurar seu espaço de treino de RV

Embora um mundo virtual possa ser tão grande quanto o desenvolvedor do jogo deseja, sua sala de estar ainda é do tamanho de sua sala de estar. Os jogos devem permitir que você se mova enquanto o impede de realmente bater em uma parede ou bater com as mãos em suas estantes, então há um sistema que define limites virtuais.

Com Oculus, a fronteira é chamada de Guardião. Quando chegou a hora de configurar o Guardian, o mundo virtual desapareceu e eu me vi olhando ao meu redor em preto e branco granulado. Meu sofá, as paredes e tudo o mais estavam visíveis nesta etapa, e o dispositivo me disse para usar meus controladores de mão para desenhar uma linha no chão para definir meu espaço seguro.

Dois metros por dois metros

O tamanho mínimo recomendado para jogos de “escala de quarto”, aqueles em que você pode se mover, é de dois metros por dois metros, ou 6,5 por 6,5 pés.

Eu esperava talvez usar minha garagem como um espaço de jogo, mas o Oculus vem com avisos para não usá-lo ao ar livre. Isso ocorre por alguns motivos diferentes. Em primeiro lugar, você fica totalmente cego ao seu redor enquanto está imerso em um jogo, então pode não notar pessoas, carros, esquilos e assim por diante entrando em seu espaço.

Em segundo lugar, o fone de ouvido usa pequenas câmeras para descobrir onde está (e onde estão suas mãos) e não pode funcionar no escuro ou sob luz extremamente brilhante. E em terceiro lugar, se a luz do sol incide sobre as lentes, você está ferrado. Mesmo alguns minutos de luz do sol – digamos que você retire o fone de ouvido e o deixe com a tela voltada para cima em um dia ensolarado – pode destruir o dispositivo.

Então, comecei a explorar o mundo virtual. Quando você liga o fone de ouvido, você está em um ambiente semelhante a uma casa virtual com menus que aparecem como uma tela virtual gigante na sua frente. A borda que desenhei era invisível, mas se eu chegasse muito perto dela, eu a via aparecer momentaneamente, uma parede transparente marcada com linhas de grade

Como são os jogos de ‘fitness’ de treino com realidade virtual?

Se você atravessar a parede do Guardião, o mundo do jogo desaparecerá totalmente e você verá o que realmente está ao seu redor naquela visão em preto e branco novamente. Achei isso útil para colocar uma garrafa de água e uma toalha de suor fora da minha área de treino; Eu só tinha que enfiar minha cabeça através da barreira e eu poderia tomar um gole sem ter que tirar meu fone de ouvido. Outro recurso divertido: você pode adicionar seu sofá do mundo real ao seu ambiente virtual.

Os mais simples e, creio eu, os melhores atiram uma torrente de objetos em você, e sua função é golpeá-los no ritmo da música. Outros estilos de jogo incluem danças em que você copia seu parceiro ou instrutor e jogos de boxe em que você está imerso em uma luta real.

Existem também jogos que permitem praticar esportes reais em um mundo virtual, incluindo simuladores de golfe e tênis de mesa. Outro formato intrigante simplesmente cria um mundo virtual em movimento contínuo ao seu redor enquanto você pedala em uma bicicleta ergométrica da vida real.

Lidando com suor e questões práticas

Os jogos VR ativos preenchem uma lacuna estranha entre os videogames (que se joga no sofá enquanto mastiga Cheetos) e os exercícios (que se faz com roupas que absorvem o suor). A diferença leva algum tempo para se acostumar. Por exemplo, tive que descobrir a melhor maneira de arrumar meu cabelo. Normalmente eu uso um coque ou rabo de cavalo quando faço exercícios, mas as alças do dispositivo atrapalham. Uma trança baixa foi a melhor opção que encontrei.

Outra coisa que descobri, enquanto navegava em fóruns de realidade virtual, é que as pessoas que realmente gostam de usar a RV para fazer exercícios equiparam seus fones de ouvido com alças e acessórios de reposição. Um desses que comprei foi uma capa de silicone para a parte do dispositivo que toca seu rosto. Isso impede que o suor penetre na espuma, o que torna a transferência muito menos grosseira quando seu filho pega o fone de ouvido para jogue Beat Saber e devolve tudo molhado e fedorento.

Adequadamente equipado, tenho jogado vários jogos e, na próxima semana, vou levá-lo a um tour completo pelos meus favoritos. Se você já fez exercícios de fitness de RV, deixe-nos saber nos comentários como você gostou deles e se há algum jogo que eu não deva perder.

Ft: lifehacker