Bryn Perry produziu a sua vodka usando leite de ovelha, criando um método inovador
Mais suave que uma vodka normal e tão cremosa, que dá até para beber pura. É assim que o agricultor Bryn Perry, morador de Pembrokeshire, condado do País de Gales, define sua vodka produzida a partir de leite de ovelha.
Após um ano de aprimoramento da receita, o jovem recebeu o Prêmio Memorial de melhor agricultor emergente do país. “Na verdade, é bastante semelhante a uma vodka normal, mas mais suave; o tipo de coisa que você pode desfrutar com um pouco de stilton e uvas no lugar de um porto”.
A bebida alcóolica apelidada de Ewe Whey Vodkau é feita por meio de um método inovador de reciclagem de soro de leite restante de sua fabricação de queijo, que evita o desperdício do alimento. “Ambiental, financeiramente, moralmente, não há justificativa para desperdiçar qualquer subproduto agrícola nos dias de hoje”, disse Bryn.
Ele conta que em sua fazenda, são feitas cinco variedades diferentes de queijo de ovelha, mas que todos os dias metade era jogado fora. Foi aí que surgiu a ideia. Sua vodka é a mais recente de uma crescente linha de esforços galeses para reutilizar subprodutos que iriam para o lixo.