Para se adequar a normas de emissão de ruídos, a Volkswagen aposentou versões do Gol, Voyage e Polo
A Volkswagen retirou de linha todas as versões de Gol, Voyage e Polo equipadas com o motor 1.6 MSI EA111, versão mais antiga do propulsor flex. Esse movimento é justificado pelas novas normas de emissões e ruídos do Proconve L7, que então já tirou de circulação vários modelos e motores no Brasil.
Com essa mudança, apenas a picape compacta Saveiro seguirá equipada com motor 1.6 dentro da gama da Volkswagen, porém, em uma versão atualizada e recalibrada para assim atender às normas governamentais, com menor potência e mais economia.
Esse propulsor da picapinha rende 104cv e 15,6 kgf/m de torque, ou seja, menos do que a versão aposentada pela marca; que então despejava 117cv e 16,5 kgf/m (no etanol) no Polo e Virtus; e 120cv e 16,8 kgf/m no Gol e Voyage, uma ótima opção para quem quer fugir do 1.0 convencional.
Nos casos de Gol e Voyage em específico, além de matar as versões 1.6, a montadora ao mesmo tempo aposentou as variantes com câmbio automático de ambos os veículos. Apesar de interessantes, vendiam muito pouco e já custavam o equivalente a modelos mais modernos dentro da própria marca.
Os irmãos maiores, Polo e Virtus, para quem não quiser a versão com o motor 1.0 aspirado de 84 cv e 10,4 kgf/m de torque (disponível apenas no hatch), existem então variantes equipadas com o ótimo 1.0 TSI de 128cv e 20,4 kgf/m de torque (com etanol) ou as extravagantes versões GTS, com o 1.4 TSI de 150cv e 25,4 kgf/m.
Com a exclusão dos motores 1.6 do Gol, Voyage, Virtus e Polo, a linha dos carros da Volkswagen ficou da seguinte maneira:
Modelo | Versões |
Volkswagen Gol | 1.0 MPI |
Volkswagen Voyage | 1.0 MPI |
Volkswagen Polo | 1.0 MPI, Comfortline, Highline e GTS |
Volkswagen Virtus | Comfortline, Highline e GTS |