Você está visualizando atualmente ALMT: Governador e deputados participam da Water for Food Global Conference nos EUA
A realização da Water for Food Global Conference acontece na Universidade de Nebraska (EUA), que se iniciou no domingo (7)

ALMT: Governador e deputados participam da Water for Food Global Conference nos EUA

Para discutir a segurança alimentar com menos pressão sobre os recursos hídricos

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), integra a comitiva do Governo do Estado, na realização da Water for Food Global Conference. Representada por três deputados: Carlos Avallone (PSDB), Beto Dois a Um (PSB) e Cláudio Ferreira (PTB). O evento acontece na Universidade de Nebraska (EUA). A conferência “Água para a alimentação” discute o desafio global de alcançar a segurança alimentar com menos pressão sobre os recursos hídricos, utilizando as águas subterrâneas.

O primeiro compromisso da comitiva, aconteceu no domingo (7) na capital Lincoln. Assim, acompanharam uma palestra do professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) e consultor do Imafir/Aprofir, Everardo Mantovani.

Na ocasião, o deputado Avallone lembrou que Mato Grosso possui o maior potencial do Brasil para expansão de agricultura irrigada.

“Estou muito feliz porque Nebraska lembra muito Mato Grosso. Tem semelhança, e com certeza, podemos aproveitar essa experiência daqui com a Universidade de Viçosa (MG) que nos deu uma aula durante o evento. Isso quando na oportunidade apresentou uma proposta para Mato Grosso a pedido do governador Mauro Mendes, para aperfeiçoar em tecnologia”, destacou.

Palestras diversas de especialistas em agricultura irrigada

“Mato Grosso tem preocupação com o monitoramento com as águas subterrâneas para a produção. Com certeza isso fará a diferença no Estado nos próximos anos”, revelou o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, deputado Avallone.

De acordo com o estudo, atualmente a área irrigada do Brasil é de 8,2 milhões de hectares e Mato Grosso responde por 178 mil hectares. A análise realizada mostra, no entanto, que o potencial efetivo de expansão de áreas irrigadas no Brasil é de 13,6 milhões de hectares. Além disso, Mato Grosso é o que possui a maior capacidade de crescer, podendo saltar para até 3,9 milhões de hectares.

“Estamos debatendo assuntos importantes para a agricultura de Mato Grosso. Principalmente, com a irrigação, buscando soluções para este setor para os próximos anos”, revelou o deputado Beto Dois a Um.

Na última segunda-feira (8) a comitiva participou da cerimônia de abertura da Water for Food Global Conference. Sendo assim, acompanhou as diversas palestras de especialistas em agricultura irrigada.

“Estamos tendo conhecimento de desenvolvimento de como produzir mais, assim  como compartilhar de toda a riqueza que o nosso Estado oferece. Isso faz com que todas as pessoas desfrutem desse bem comum e, ao mesmo tempo, com responsabilidade. Esse é o tema dessa conferência”, falou o deputado Ferreira.