Espaço para armazenar arquivos do WhatsApp será limitado sem o backup
O WhatsApp aparentemente não terá mais backups ilimitados no Google Drive. Linhas de código recentemente adicionadas ao aplicativo encontradas pelo site WABetaInfo mostram que o armazenamento tomado pelas mensagens salvas não mais será infinito, e dividirá espaço com os arquivos e as fotos salvos na nuvem.
Desde que os backups do WhatsApp passaram a valer em 2018, celulares Android tinham a vantagem de poder salvar cópias de conversas sem comprometer o armazenamento limitado do Google Drive; e sem precisar pagar nada. Contudo, há cerca de três meses, o WABetaInfo percebeu que o Google queria mudar essa regra.
Na ocasião, o WhatsApp desenvolvia uma seção para gerenciar o backup em nuvem com facilidade. Assim permitia que o usuário escolhesse quais dados fossem salvos — áudios, vídeos, documentos, outras mídias, configurações e mais. Agora, o mensageiro dá mais um passo nessa direção, com novas linhas de código que informam sobre o armazenamento limitado do Google Drive.
As linhas encontradas mostram que o WhatsApp informará que o backup do Google Drive mudou. Portanto, seria possível alterar o que deveria ser salvo ou não, já que o espaço não seria mais irrestrito. Para complementar, avisos no app serviriam para alertar quando o armazenamento estivesse quase ou completamente cheio.
Google aumenta rigidez contra armazenamento grátis
Essa não é a primeira vez que o Google retira o armazenamento gratuito de usuários. No ano passado, a empresa cortou de vez o backup ilimitado do Google Fotos. Desde então, toda mídia salva na nuvem passou a contar no espaço disponível para a conta,que, se for gratuita disponibiliza apenas 15 GB.
Quando a limitação do backup do WhatsApp começará a valer ainda é um mistério. Mas a cada adição no aplicativo, essa mudança de política fica mais próxima. Vale ficar de olho nas próximas atualizações do app, já que devem dar contornos melhores para essa indesejada mudança.