No momento, você está visualizando 5 dicas para abandonar o sedentarismo
Quer abandonar o sedentarismo e dar start em uma vida mais ativa, Então, veja a seguir as cinco dicas de  Eduardo Netto.

5 dicas para abandonar o sedentarismo

Veja como ter um estilo de vida mais ativo e abandonar o sedentarismo

Quer abandonar o sedentarismo e dar start em uma vida mais ativa, Então, veja a seguir as cinco dicas do especialista Eduardo Netto.

Não praticar atividade física é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde do organismo, e isso já foi comprovado por estudos científicos. Entretanto, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é considerado o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição do ranking mundial.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 47% da população brasileira é sedentária, sendo que, apenas entre os jovens o sedentarismo atinge 84%.

Para conquistar mais qualidade de vida e prevenir doenças, o ideal é manter um conjunto de hábitos saudáveis, com uma alimentação adequada, uma boa noite de sono e a prática regular de atividades físicas.

Organize a sua rotina

Encontrar um tempinho para se exercitar pode ser bastante difícil, principalmente diante da correria do dia a dia. Porém, pelo bem da sua saúde, encontre um horário na sua agenda para encaixar a prática de exercícios.

Faça os exercícios físicos se tornarem um hábito

Nas primeiras semanas, você precisa se obrigar a cumprir um programa preestabelecido. Afinal, você vai estar saindo da sua zona de conforto, o que pode dar uma certa preguiça.

No início, siga a mesma rotina e treine sempre no mesmo horário do dia. Só flexibilize a sua agenda após três meses, dessa forma, o risco de você desistir da rotina será menor.

Durma mais cedo e aproveite bem a sua noite de sono

Essa medida é indispensável para que você comece a acordar mais cedo e tenha uma dieta melhor. Aos poucos, acrescente uma rotina de exercícios físicos, seja de manhã, na hora do almoço ou à noite.

Escolha uma atividade que seja prazerosa para você

Para que você tenha mais motivação e foco, priorize uma atividade física que se encaixe no seu gosto e no seu estilo de vida.

A musculação, por exemplo, é uma modalidade excelente para combater a inatividade física, e entrega vantagens que atingem aspectos morfológicos, neuromusculares, fisiológicos, mentais e sociais.

Apesar da musculação ser recomendada para todas as faixas etárias e gêneros, o ideal é que ela seja feita com o acompanhamento de um profissional de educação física, que prescreve o treino e orienta a forma correta da realização dos exercícios.

Contraindicações

Largar o sedentarismo para conquistar um estilo de vida mais saudável é necessário, mas é preciso ter em mente algumas contraindicações.