Exercícios físicos ajudam a saúde mental, por isso, veja algumas atividades que aliviam o estresse e a ansiedade já no primeiro treino
Os exercícios físicos são importantíssimos para aliviar o estresse e a ansiedade, além de colaborarem para a saúde do corpo. Se você não sabe por onde começar, não tem problema. Abaixo, listamos algumas ideias que são, conhecidamente, um santo remédio para o estresse e a ansiedade e vão melhorar a sua saúde mental já nos primeiros treinos.
5 exercícios físicos que aliviam estresse e a ansiedade
1 – Caminhada
A caminhada é um exercício simples, acessível e sem contraindicações que pode ser feito todos os dias. Ou seja, basta um tênis adequado e tempo. Conforme a Anxiety and Depression Association of America, uma associação norte-americana de pesquisa sobre ansiedade e depressão, uma caminhada de 10 minutos já é o suficiente para restaurar a calma e pode ser tão benéfica quanto uma caminhada de 45 minutos ou mais, quando o assunto é reduzir o estresse.
2 – Corrida
Contudo se o seu corpo permitir e você não tiver outras contraindicações (como problemas nos joelhos), correr é outra ótima opção para alívio desses sintomas. Se for ao ar livre, então, melhor ainda. Aqui, a principal dica é escolher uma rota segura – isto é, sem muitas subidas ou com vias esburacadas) e optar por tênis adequados para a prática.
3 – Treino HIIT
Se você não tem muito tempo, um treino HIIT pode fazer maravilhas pela sua ansiedade e sensação de estresse. Esses treinos, intensos e mais curtos, desafiam os seus músculos, a sua concentração e, claro, a sua coordenação. Todavia ele é tão efetivo para quem precisa desestressar, já que exige toda a sua capacidade de concentração e foco, mesmo que por um breve período. Resultado: você sai da prática mais energizada e com a mente mais tranquila.
4 – Yoga
Por mais que o yoga seja uma prática de baixo impacto, ela exige concentração e, principalmente, uma diminuição do ritmo . E de movimentos, da respiração e, por consequência, da mente. Existem, inclusive, posições que lidam diretamente com sensações de estresse e ansiedade, e os exercícios de respiração comumente incluídos nas práticas também aliviam os sintomas.
5 – Dança
Mas quer você coloque a sua música favorita para dançar na sala de casa, quer faça uma aula de dança energizante, dançar é um exercício divertido, que movimenta o corpo todo e, de quebra, alivia o estresse.