O engajamento na prática de exercícios depende muito de encontrar uma modalidade que de fato proporcione prazer; veja algumas ideias
Praticar exercícios físico é um dos pilares essenciais para a manutenção da saúde, tendo impacto positivo tanto na prevenção como no controle de inúmeras doenças. Uma orientação básica é que, para usufruir de todos os benefícios, as pessoas invistam em atividades aeróbicas e de resistência. Por muito tempo, a caminhada e/ou corrida e a musculação foram as grandes representantes desses dois grupos.
Mas a verdade é que o universo fitness é muito mais amplo – e encontrar a modalidade certa para você pode ser decisivo para garantir que o exercício vire, de fato, um hábito.
Confira algumas opções de atividades para experimentar
Escalada indoor
Encarar subidas íngremes, manter a força para se equilibrar nos diferentes tipos de suporte e estabelecer um estado de concentração para seguir o caminho definido até alcançar o topo. Esses alguns dos desafios exigidos pela escalada esportiva. Por combinar treinamento físico e diversão – além de um pouco de adrenalina –, a modalidade tem conquistado cada vez mais praticantes que encontram no esporte uma opção divertida para se exercitar.
Natação
Um efeito natural do envelhecimento é a redução da aptidão aeróbica: a nossa capacidade de praticar exercícios com intensidade moderada e longa duração. Com a prática da natação, é possível diminuir essa deterioração, aumentando o bem-estar e reduzindo riscos de doenças cardiovasculares.
Bambolê e trapézio
Além dos esportes, das ginásticas, das lutas e das danças, existem atividades lúdicas como alternativa para movimentar o corpo de forma brincante. Bambolê, escalada e circo podem ser ótimos exercícios, com benefícios para a saúde de crianças e adultos.
Calistenia
Esse é um método de treino que utiliza somente o peso do corpo sem equipamentos extras, é uma prática muito utilizada por quem treina ao ar livre nas academias instaladas em praças e parques das grandes cidades brasileiras. Na calistenia, os exercícios acabam ativando muito mais grupamentos musculares do que fazendo um exercício isolado em um aparelho, por exemplo.
Pilates
O pilates inventado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, mas só nos últimos anos se tornou mais popular. Hoje, possível investir na prática em academias ou estúdios voltados especificamente para a modalidade. O maior acesso merece comemorado, já que há muitos benefícios reconhecidos pela ciência.
Boxe
O boxe oferece um dos exercícios mais completos disponíveis, combinando treinamento de força de corpo inteiro e resistência cardiovascular com exercícios projetados para melhorar o equilíbrio, a coordenação e os reflexos. Um treino de boxe pode ajudar a fortalecer as costas, estabilizar os músculos dos ombros e até mesmo trabalhar partes das pernas que você não sabia que tinha. Ele irá desafiá-lo mentalmente e fisicamente
Balé
Nos últimos anos o balé ganhou força entre os adultos mais velhos. Numerosos estudos mostram que, a partir dos 40 anos, o equilíbrio é uma habilidade vital associada à longevidade, assim como à qualidade de vida. As aulas de balé geralmente se concentram no equilíbrio de uma perna ou na manutenção do equilíbrio, enquanto você transfere peso de uma posição para outra.