No momento, você está visualizando A CIÊNCIA EXPLICA: Por que comprar é tão bom?
Todo mundo sabe que comprar coisas é uma atividade muito gostosa e está ligada à sensação de prazer

A CIÊNCIA EXPLICA: Por que comprar é tão bom?

Todo mundo sabe disso: comprar coisas é uma atividade muito gostosa e para adquirir bens está ligado à sensação de prazer.

Afinal, o que acontece no nosso cérebro ao comprar? Veja o que as pesquisas já nos mostraram sobre isso. Os americanos até já criaram um termo para designar este prazer: seria a “terapia de shopping” ou “terapia da compra”, que descreve a sensação boa que nos leva a comprar algo para nos sentir melhor ou comemorar quando temos alguma vitória. Isso ocorre porque comprar libera dopamina no cérebro, o neurotransmissor ligado ao prazer e à satisfação.

52% dos americanos, relatam fazer compras para melhorar seu humor. Curiosamente, há psicólogos que acreditam que realmente gastar algum dinheiro pode ser uma boa saída para relaxar e ter até alguns fins terapêuticos.

Um estudo feito na Universidade Northwestern, demonstrou que depois de passar por uma experiência estressante ou humilhante, os consumidores tendem a gastar mais. Mas, a pesquisa também evidenciou que as pessoas gastam quando sentem que uma situação ruim está se aproximando.

Neste caso, a compra pode servir como um apoio que aumenta a confiança da pessoa diante de uma experiência potencialmente frustrante. Todo mundo já teve vontade de comprar uma roupa nova para ir a uma entrevista de emprego ou para se exibir na frente do ex, por exemplo.

O grande problema é conseguir notar quando a compra deixa de ser um hábito saudável e passa a se tornar uma compulsão.

Qual o limite entre a “terapia” e a compulsão?

Obviamente, a questão aqui é a medida: se você não consegue evitar fazer compras que o deixam endividada ou endividado, é claro que o hábito vai se tornar uma grande fonte de sofrimento.

Por isso, os especialistas dão dicas de como saber se você está fazendo uso dessa “terapia” ou está passando do seu limite. Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer.

Quem está no controle na hora de comprar ?

Todos sabemos que muitos fatores interferem na hora em que fazemos compras. O marketing, aliás, é especialista em nos estimular a gastar. Por isso, é importante ter clareza sobre as decisões de compra que se está tomando e assegurar que os fatores externos (por exemplo, as vitrines, a música e o cheiro da loja, etc.) não estão interferindo mais do que o necessário.

Preocupação e dificuldade em resistir a uma compra de algo que não precisa

Verifique se a compra causa algum tipo de ansiedade em você. Por exemplo, você vê uma promoção e depois fica um longo tempo se preocupando se perdeu uma boa oportunidade.

O tempo excessivo dedicado às compras

Se você passa muito tempo pesquisando os itens que gostaria de comprar, e este é um dos seus hobbies favoritos tomando tempo que você poderia fazer outras coisas, pode haver aí um sinal de alerta.

Dificuldades financeiras por conta do descontrole

Por fim, o que deveria ser óbvio: se você gasta com essas compras supérfluas mais do que consegue pagar, há um claro problema aí. Se você sente que não consegue parar de comprar, está na hora de procurar ajuda.