Você está visualizando atualmente Como abrir uma startup passo a passo?
Empreendedor explica que o primeiro passo para fundar uma startup é validar a ideia de negócio e considerar o ambiente competitivo

Como abrir uma startup passo a passo?

O problema, a solução e o modelo de negócios

Em startup 2022, o Brasil atingiu mais de 11 mil startups ativas, segundo um levantamento da Cortex. Pelo país ainda existem diversas pessoas com espírito empreendedor e grande potencial para fundar suas startups. Mas são muitas as dúvidas sobre como criar um negócio do zero e quais são os desafios encontrados e por onde começar.

O principal desafio de uma startup no estágio inicial é validar o negócio, segundo Felipe Matos, CIO da Sirius Educação. Os pontos iniciais que devem levar em análise são: o problema, a solução e o modelo de negócios. Até atingir o product-market-fit, pois é quando a solução proposta encontra um mercado-alvo disposto a pagar por ela, em escala.

“Nas primeiras fases da startup será preciso testar vários elementos do modelo de negócio. Como por exemplo, canais, proposta de valor, perfis de cliente, precificação, dentre outros. Até encontrar esse encaixe perfeito. Esse é o principal desafio de uma startup”, afirma Felipe Matos.

Por onde começar?

Validar a ideia

O empreendedor explica que o primeiro passo para fundar uma startup é validar a ideia de negócio. É importante estudar especialmente o problema que pretende resolver através de estudo de mercado e entrevistas com potenciais clientes. Leve em consideração também o ambiente competitivo, pesquise palavras-chaves e analise o número de resultados de possíveis concorrentes.

Validar a solução

O melhor caminho para validar a solução, citado por Felipe Matos, é construir um produto mínimo viável (MVP), para entender como os clientes reagem e interagem com essa nova solução no mercado. É importante também fazer as seguintes perguntas: por que as pessoas precisam desse produto? Qual é o seu diferencial? Quais benefícios essa solução entrega? Quais são os problemas dos seus clientes?; entre outras questões.

Validar modelo de negócio

É preciso validar o modelo de negócio, ou seja, a forma de ganhar dinheiro. “É preciso validar que a solução proposta resolve o problema e também que há clientes em potencial dispostos a pagar por isso”, afirma Felipe Matos.

Os detalhes mais importantes que devem ser levantados de início pelo empreendedor são: que tipo de capital inicial você possui, como e quando planeja obter lucro, se existem muitos concorrentes, qual estratégia de marca você usará, qual é a sua proposta exclusiva de venda.

Time vencedor

Em paralelo com os primeiros passos, Felipe Matos explica que é preciso montar um time vencedor, com competências complementares. “Eu costumo dizer que competências de operação, gestão, vendas e tecnologia são essenciais. Se algumas delas estiver faltando, é importante ir buscar uma pessoa sócia para complementar as habilidades”, explica.

Base de clientes

De início os recursos tendem a ser limitados, mas isso não impede o empreendedor de criar métodos para construir uma base inicial de clientes. Atualmente as redes sociais são uma ótima estratégia para divulgação de uma nova empresa ou produto. Assim como os eventos para networking nunca saem de moda e são perfeitos para conhecer potenciais clientes e parceiros, treine seu pitch.

É importante o empreendedor ter uma base de clientes fiéis, construída através das redes sociais, newsletter, com descontos exclusivos e regulares. Bem como, organização de eventos, entre outras formas. E já estar com uma renda estável e com contatos profissionais. É hora de ajustar os planos de negócios, condensar o trabalho e definir novas metas.

Analise os erros cometidos e como corrigi-los. Assim como é preciso avaliar as conquistas e entender como elas foram atingidas, para no futuro aprimorar as técnicas e fomentar a startup. Amplie o time, contrate novos funcionários e não esqueça de delegar tarefas. Cresça o seu negócio, busque por investimentos, veja a possibilidade de lançar um novo produto ou reformular suas estratégias de marketing.