A homenagem se deve por sua contribuição ao agro
A pesquisadora Christiane Abreu de Oliveira Paiva é a primeira mulher homenageada na Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A pesquisadora da Embrapa é líder de uma pesquisa que identificou bactérias capazes de aumentar a absorção de fósforo pelas plantas.
A homenagem aconteceu por meio das entidades que realizaram a feira. São elas, Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Bem como, a Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos) e Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo). Além disso, a SRB (Sociedade Rural Brasileira). No entanto, a Agrishow se encerra nesta sexta-feira, (5) de maio.
“Me sinto emocionada em ser a primeira mulher a receber esse prêmio e por ter liderado uma pesquisa que traz tantos ganhos para o país. Através de um produto à base de bactérias isoladas que faz com que o produtor ganhe, não só produtividade. Mas tenha também a possibilidade de uso sustentável”, afirmou Christiane.
É o reconhecimento do universo feminino tomando seu espaço nesta e em outras áreas
O prêmio homenageia anualmente a uma personalidade ou ação que tenha prestado contribuições relevantes ao agronegócio brasileiro. Já contemplou Fernando Henrique Cardoso e Geraldo Alckmin, Reinhold Stephanes e João de Almeida Sampaio, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. Além disso, Orlando Melo de Castro, Silvio Crestana e Marcos Landell, entre outros.
“É uma honra ser a primeira pesquisadora contemplada, engenheira agrônoma em um universo tão masculino como o agro. Represento as mulheres cientistas do país entre tantos nomes brilhantes que temos. É o reconhecimento do universo feminino tomando seu espaço nesta e em outras áreas”, frisou Christiane. Ela acrescentou ainda, que o prêmio é também uma celebração aos 50 anos da Embrapa.