No momento, você está visualizando As cidades que já afundaram ou desapareceram na história do mundo
Diversas cidades já desapareceram ao redor do mundo quando afundaram; conheça as histórias de desaparecimento das mais famosas

As cidades que já afundaram ou desapareceram na história do mundo

Diversas cidades já desapareceram ao redor do mundo; conheça as histórias de desaparecimento mais famosas

Muitas cidades já afundaram e desapareceram ao longo da história, seja por acidentes naturais, ações humanas ou puro mistério, esses lugares uma vez habitados e vibrantes, passam a se tornar verdadeiras cidades fantasmas. No entanto, em 2023, uma cidade brasileira enfrenta o desafio de permanecerem existindo. Maceió, por causa da extração de minério, pode ter bairros “desaparecidos” caso entre em colapso.

O problema de Maceió, capital do Alagoas, contudo vem desde 2018. Isso porque, desde então, a cidade do nordeste brasileiro tem enfrentado um desafio: a formação de crateras que podem criar um imenso buraco na cidade. Somente em novembro, cinco abalos sísmicos sentidos nos bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro, conforme a Defesa Civil Municipal.

Em alerta feito na última semana de novembro, os órgãos chamaram a atenção para o “risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas”. Assim o afundamento do solo poderia provocar o surgimento de uma imensa cratera e acabar com a estrutura inteira de boa parte da cidade.

Pompeia, Itália

Entre os exemplos mais conhecidos está Pompeia, uma cidade romana próspera que afundada sob cinzas vulcânicas durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. O sítio arqueológico moderno é um testemunho vívido da vida cotidiana da época.

Machu Picchu, Peru

Construída no século XV pelo Império Inca, Machu Picchu misteriosamente abandonada e permaneceu desconhecida pelos conquistadores espanhóis. Sua redescoberta no início do século XX, revelou uma cidade escondida nas alturas dos Andes, cercada por uma paisagem deslumbrante.

Helike, Grécia

Conhecida como a “Atlântida grega”, Helike ficou afundada e desapareceu após a ocorrência de um tsunami no século IV a.C.. O sítio arqueológico subaquático oferece vislumbres fascinantes de uma cidade que desapareceu sob as águas.

Roanoke, EUA

No final do século XVI, a colônia inglesa de Roanoke, na América do Norte, desapareceu misteriosamente. A única pista a palavra “CROATOAN” esculpida em um tronco. Até hoje, o destino dos colonos permanece um enigma.

Akrotiri, Santorini

Uma antiga cidade minoica, Akrotiri soterrada por cinzas vulcânicas durante uma erupção em Santorini no século XVII a.C.. As escavações revelaram uma sociedade avançada, congelada no tempo pela catástrofe.