Você está visualizando atualmente A ATeG auxilia na gestão de mais de 4.600 propriedades rurais
ATeG chega em outubro com 4.600 propriedades rurais atendidas em 107 municípios mato-grossenses

A ATeG auxilia na gestão de mais de 4.600 propriedades rurais

“Eu comecei a gostar do negócio e ver o gado como uma coisa lucrativa

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) chega ao mês de outubro com mais de 4.600 propriedades rurais atendidas em 107 municípios mato-grossenses e em 14 cadeias produtivas. Dentre eles, está o Sítio Anita, na cidade de Castanheira (776 km de Cuiabá). A ATeG é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O produtor rural João Carlos Maria se aprofundou nos conhecimentos do campo, sobretudo, após adquirir a sua propriedade. Sem vivência na área, no entanto, ele encontrou suporte na ATeG do Senar-MT. “Não sou de uma família tradicional de produtores rurais. Eu comprei a terra no intuito de ter um capital valorizando, mas nunca vi como uma área lucrativa. Eu já estava pensando em desistir do ramo, foi então que surgiu a ATeG”, afirma o produtor.

Segundo o produtor rural, a partir das orientações do técnico credenciado ao Senar-MT, iniciaram os investimentos no sítio. “Eu comecei a gostar do negócio, a ver a criação de gado como uma coisa lucrativa e a investir cada vez mais na propriedade. Sempre com a orientação do técnico do Senar-MT. Comprei umas bezerras e uma vacas parideiras e passei a olhar para a minha terra como uma coisa lucrativa. Desse modo, o Senar-MT começou a me capacitar e a me ensinar a manejar corretamente o rebanho”, destaca.

A previsão é que a ATeG alcance 5 mil propriedades até o fim de 2022

Outra ferramenta importante para o desempenho da propriedade foi o caderno do produtor. Pois o mesmo me orientou quanto a anotação dos gastos e contribuiu para a melhoria da gestão. “Eu era meio desorganizado, mas com o caderno ficou mais fácil controlar os gastos e saber exatamente o que e quanto estou investindo”.

Meta – A previsão é que a ATeG atenda cerca de cinco mil propriedades até o fim de 2022. Mais precisamente, nas cadeias produtivas de bovinocultura de leite e bovinocultura de corte. Bem como, na olericultura, piscicultura e apicultura, fruticultura, cafeicultura e mandiocultura. E ainda mais na ovinocultura, floricultura, cacauicultura, grãos, fibras e oleaginosas, avicultura básica e agroindústria.

A ATeG também é responsável pelo Programa FIP Paisagens Rurais. Ele atende propriedades na região do Araguaia e Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) que auxilia pecuaristas do Pantanal.

Portanto, os interessados em ser atendidos devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade.