No momento, você está visualizando VG e a Ampliação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá
Várzea Grande está avançando nas melhorias do tratamento e distribuição de água potável da cidade, contribuindo para preservação do rio Cuiabá

VG e a Ampliação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá

Várzea Grande assina manifestação de apoio

O prefeito Kalil Baracat assinou nesta terça (4), uma Manifestação de Apoio para ampliação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá. O convite foi feito ao município dia 13 de março deste ano, pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD). Ele é autor do projeto Expedição Fluvial no Rio Cuiabá da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O convite, veio também, por meio da primeira-secretária executiva do Comitê, Eliana Beatriz Rondon Lima e, além disso, por parte de outros membros.

A assinatura aconteceu às 15h30 no “Centro Cultural da Orla Alameda Jornalista Paulo Maria Ferreira Leite”, na Orla da Alameda Júlio Müller, em Várzea Grande.

“Várzea Grande está avançando nas melhorias do tratamento e distribuição de água potável da cidade. Assim como do esgoto, contribuindo com a preservação do rio Cuiabá e seus afluentes, com investimentos da ordem de R$ 90 milhões. Assim, a cidade incrementa para melhorar os índices de tratamento de esgoto, saltando de 29% a quase 70%. Esperamos, ainda mais, que a ampliação ocorra e que os municípios do lado direito do rio Cuiabá possam integrar o Comitê”, justifica Kalil Baracat.

Hoje 29% do esgoto é tratado e queremos passar para 70%

O gestor municipal ainda acrescenta que está em construção “uma estação de esgotamento sanitário que vai dobrar o esgoto tratado da cidade. Atualmente 29% do esgoto é tratado e queremos passar para 70%. São investimentos em torno de R$ 90 milhões e este ano queremos colocar um reator já para funcionar”, afirmou.

Eliana Rondon, engenheira sanitarista, membro do Núcleo Interdisciplinar de Saneamento Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e primeira-secretária executiva do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá – ME, explicou que a principal vantagem das prefeituras fazerem parte do Comitê é terem acesso a informações e dados que ajudam a administração a como escolher onde e como aplicar os investimentos públicos, além de preservar o mesmo.

Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cuiabá se originou seguindo os parâmetros da Resolução n.º 04/2006, que institui critérios gerais para formação e funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) no Estado de Mato Grosso.

Assim, tem por objetivo a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos na bacia hidrográfica, a implementação dos instrumentos técnicos de gestão, harmonização dos conflitos e promovendo a multiplicidade dos usos da água, garantindo a utilização racional e sustentável dos recursos para a manutenção da boa qualidade de vida da sociedade local.

Dentre as atribuições dos comitês está a promoção de debates sobre questões relacionadas aos recursos hídricos; arbitrar conflitos relacionados aos recursos hídricos; aprovar o Plano de Recursos Hídricos na bacia e acompanhar sua execução, estabelecer os mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos e sugerir os valores.