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A fabricante de veículos elétricos BYD  que atua no segmento de automóveis no Brasil há pouco mais de 1 ano.

BYD faz acordo para ser fabricante de carros elétricos na Bahia

BYD Tan EV foi o primeiro automóvel da fabricante chinesa a ser oferecido no Brasil

A fabricante de veículos elétricos BYD, que atua no segmento de automóveis no Brasil há pouco mais de 1 ano, planeja a fabricação nacional de veículos elétricos no estado da Bahia.

Assinaram o protocolo entre governo do Estado e BYD na última quinta-feira (27), onde prevê a instalação de três fábricas .

construção começaria em junho de 2023 com expectativa para conclusão de duas em setembro de 2024 e a terceira para dezembro do mesmo ano.

Segundo o governo da Bahia, a fabricante investiria R$ 3 bilhões na planta de Camaçari, cujo terreno pertence ao governo estadual concedido à Ford .

Entretanto, em entrevista ao portal Automotive Business o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim, afirmou que o acordo com os norte-americanos permite a retomada da fábrica caso a produção seja ncerrada.

“A Ford terá de entregar a fábrica porque o terreno e a estrutura pertencem ao governo da Bahia, uma vez que, pelo contrato de concessão firmado na época. A montadora se mantém proprietária dos ativos, apenas se seguir com atividade produtiva, o que não é o caso”, afirmou o sindicalista.

A primeira unidade inaugurada será responsável por processar fosfato e lítio, materiais utilizados na produção das baterias.

Esses insumos são extraídos no Brasil, mas enviados para a China, onde as unidades de armazenamento de energia são fabricadas.

BYD fabricante

A segunda estrutura irá fabricar chassis de ônibus e caminhões 100% elétricos para comercialização no Norte e Nordeste do Brasil, enquanto a terceira linha, que só deve operar a partir de 2024, ficará encarregada de carros elétricos e híbridos.

protocolo prevê incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, e em contrapartida, a fabricante deverá criar um plano de negócios. Assim como oferecer treinamento e qualificação de mão de obra especializada, dando prioridade para moradores locais.

Está previsto também, um estudo de viabilidade para a importação dos veículos da BYD pelo porto de Salvador, enquanto a fabricação não começa.

Entretanto, por utilizar as antigas instalações da Ford, a BYD pode ter que arcar com eventuais ressarcimentos à fabricante norte-americana. O que se sabe é que a planta terá que passar por ajustes para se tornar apta a fabricar veículos híbridos e elétricos .