No momento, você está visualizando Proprietários com cadastro no Nota MT terão desconto no IPVA em 2022
A pessoa cadastrada no Nota MT poderá utilizar os pontos para o IPVA do mesmo ano ou do ano seguinte

Proprietários com cadastro no Nota MT terão desconto no IPVA em 2022

Proprietários de veículos registrados em Mato Grosso terão descontos no IPVA de 2022 através do programa Nota MT

Os proprietários de veículos registrados em Mato Grosso já poderão usufruir a partir de janeiro de 2022 o desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou seja, o benefício concedido pelo Nota MT é apenas para quem estiver com o cadastro em dia no Programa e pedir o CPF na nota terá direito ao abatimento.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, explica que o desconto será feito independente dos sorteios e vai funcionar como um programa de milhagem. Assim, o consumidor acumulará pontos que se converterão em valores.

“O desconto no IPVA vai funcionar do mesmo jeito que esses programas de milhagem. Quem estiver cadastrado no Nota MT e pedir o CPF nos documentos fiscais vai acumular pontos durante o ano. Dois dias antes do vencimento do IPVA a pessoa vai no site ou aplicativo do Nota MT e faz a opção por abater aquele valor no pagamento do seu IPVA”, esclarece o secretário.

A pontuação será retroativa ao início de cada ano. Portanto, quem já estiver cadastrado no Nota MT ou que fizer seu cadastro até o final do mês de dezembro de 2021, vai pontuar. Por isso, é necessário emitir os documentos fiscais do período entre janeiro e dezembro deste ano. Essa pontuação vai garantir o desconto no IPVA de 2022.

Quando o cadastro ocorrer durante o ano de 2022, a pessoa que pedir o CPF vai pontuar entre os meses de janeiro e dezembro. Dessa forma, poderá utilizar os pontos para o IPVA do mesmo ano ou do ano seguinte. O uso da pontuação vai variar conforme o vencimento do IPVA do veículo que receberá o desconto.

O CPF pode ser incluído tanto nas notas fiscais, quanto nos bilhetes de passagem eletrônicos

Para ter direito ao desconto, o cidadão deve estar cadastrado no Nota MT. Bem como ser o proprietário do veículo e solicitar o CPF nos documentos fiscais ao realizar qualquer compra dentro do território mato-grossense.

O CPF pode ser incluído tanto nas notas fiscais, quanto nos bilhetes de passagem eletrônicos – utilizados no transporte intermunicipal, interestadual ou internacional de passageiros.

O benefício é limitado a um veículo para cada participante cadastrado no Nota MT. Nos casos em que a pessoa for proprietária de mais de um veículo, ela precisa escolher qual o automóvel que receberá o desconto no IPVA.

Em relação ao valor do desconto, o limite é de R$ 100 e o cálculo será de acordo com a pontuação. A pontuação será cumulativa e o motorista terá até cinco anos para utilizá-la. No caso de haver saldo de pontos em sua conta ao final de cada ano. Todos os critérios, prazos, procedimentos para acumular os pontos e converte-los em valores serão definidos por meio de decreto. A Sefaz irá publicar as informações nos próximos dias.

A Sefaz ressalta que a funcionalidade ainda não está disponível no site e aplicativo do Programa Nota MT, pois o sistema está sendo parametrizado. A previsão é que a nova modalidade comece a funcionar a partir de janeiro de 2022, quando o benefício do desconto no IPVA começa a vigorar.

Fonte: Governo de MT