Você está visualizando atualmente Câmara e Senado entram em recesso parlamentar
Com o orçamento geral da União votado (22) pelo Congresso Nacional, Câmara e Senado começam (23) oficialmente o recesso parlamentar

Câmara e Senado entram em recesso parlamentar

Com o orçamento geral da União votado pelo Congresso Nacional, Câmara e Senado começam oficialmente (23) o recesso parlamentar

A posse dos parlamentares eleitos para a nova legislatura será no dia 1º de fevereiro de 2023, até lá, uma Comissão Representativa do Congresso Nacional, que inclui Câmara de deputados e Senado, fica de plantão enquanto os demais parlamentares estão de recesso.

Conforme previsto na Constituição Federal, até o dia 31 de janeiro, compete várias atribuições à comissão representativa. Isto é, zelar pela preservação da competência legislativa do Congresso Nacional em face da atribuição normativa dos outros Poderes. Assim, deliberaram sobre diversos assuntos de competência do Congresso, fiscalizam e controlam os atos do Poder Executivo. Também exercem outras atribuições de caráter urgente, que não possam aguardar o início do período legislativo seguinte sem prejuízo para o país ou suas instituições.

Pelo Senado estão na comissão os senadores Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Podemos-CE), Nelsinho Trad (PSD-MS), Carlos Fávaro (PSD-MT), Rogério Carvalho (PT-SE), Zenaide Maia (Pros-RN), Carlos Viana (PL-MG), Fernando Collor (PTB-AL) e Luiz Carlos do Carmo (PSC-GO).

Na Câmara, compõe o grupo os deputados Adolfo Viana (PSDB-BA), André Fufuca (PP-MA)Dr. Zacharias Calil (União-GO), Eli Borges (PL-TO), Francisco Jr. (PSD-GO). Além de Hildo Rocha (MDB-MA), Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), Juscelino Filho (União-MA), Kim Kataguiri (União-SP), Ruy Carneiro (PSC-PB), André Figueiredo (PDT-CE). Por fim, Igor Timo (PODE-MG), Elias Vaz (PSB-GO), Odair Cunha (PT-MG), Túlio Gadêlha (Rede-PE) e Adriana Ventura (Novo-SP).

Posse

Apesar do recesso, deputados e senadores devem voltar ao Congresso para a sessão solene de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, no dia 1º de janeiro. No início dessa semana, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), publicou o ato de convocação dos parlamentares para o ritual da posse nos novos cargos, juramento e assinatura do termo de posse. Mas será às 15h no plenário da Câmara dos Deputados.

Fonte: Agência Brasil