Você está visualizando atualmente Capacitação em casqueamento melhora bem-estar animal
A manutenção dos cascos de equídeos e bovinos (casqueamento) contribui para o bem-estar animal e em sua produtividade

Capacitação em casqueamento melhora bem-estar animal

A oferta é para três cursos relacionados ao assunto

A manutenção dos cascos de equídeos e bovinos (casqueamento) contribui para o bem-estar animal e na melhoria da produtividade em propriedades rurais voltadas à pecuária. Visando capacitar a mão de obra que lida diretamente com os animais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferta três cursos relacionados ao assunto em parceria com os Sindicatos Rurais.

São eles: Casqueamento; Casqueamento e ferrageamento de equídeos e Casqueamento preventivo de bovinos. Ambos possuem carga horária de 24 horas e abordam tanto conteúdos teóricos quanto a prática. E, além disso, são gratuitos, graças aos recursos do produtor rural.

Para os meses de outubro e novembro estão previstos cerca de dez cursos nesta área. Em Itiquira, no primeiro semestre deste ano, aconteceram treinamentos de casqueamento de bovinos e de equídeos. Segundo o mobilizador do Sindicato Rural, Elvis Pedroso, o curso ensina o modo correto de manejo da atividade. “Às vezes, o produtor não alcança o resultado esperado porque realiza a função de forma errada. Com o curso eles têm a oportunidade de corrigir as falhas”.

É possível aprender a anatomia dos cascos, função e finalidade

Os cascos são uma estrutura fundamental para os equídeos. Pois são a base de sustentação de seu peso, influencia diretamente na saúde e locomoção desses animais. A execução correta do casqueamento e do ferrageamento é importantíssima para a saúde dos cascos. Pois, o método sendo empregado como forma de tratamento e/ou manutenção garante o bom desempenho do trabalho no campo.

Dessa forma, nos cursos é possível aprender a anatomia dos cascos, função e finalidade do casqueamento, todas ferramentas necessárias, métodos de casqueamento, entre outros conhecimentos. Por isso, aproveite para conferir a programação dos treinamentos pelo site do Sistema Famato e verificar as turmas e vagas em sua localidade. Para maiores informações, entre em contato com o Sindicato Rural de seu município.