As entregas acontecem na sede da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande
Equipes da Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande continuam fazendo a entrega dos Cartões do programa Ser Família, aos beneficiários residentes no município. A entrega acontece na sede do órgão das 8h às 17 horas, sem intervalo para o almoço e segue até a próxima sexta-feira (26). Após este prazo, os cartões remanescentes serão devolvidos ao Governo do Estado. Mais precisamente à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania.
“Estamos em uma força tarefa para concluir a entrega dos cartões aos contemplados com esse benefício. Estamos fazendo o chamamento das famílias por meio de contato telefônico, bem como pela busca ativa das famílias nos endereços. Ou seja, aqueles que constam nos cadastros realizados junto aos Cras”, informou a titular da pasta, Ana Cristina Vieira.
Várzea Grande recebeu do Governo do Estado de Mato Grosso 4.957 cartões, via Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania. Os cartões estão sendo entregues às famílias em estado de vulnerabilidade social.
No evento realizado no Fiotão entregamos 50% dos cartões
O processo de seleção das famílias contempladas, para recebimento dos cartões Ser Família, aconteceu de acordo com as especificações da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setacs). Isto é, a de que todas as famílias cadastradas no Município necessitam desse auxílio.
“Conseguimos entregar no evento realizado no Fiotão, 50% dos cartões destinados às famílias cadastradas junto aos Centros de Referência em Assistência Social do Município. Na semana passada demos início a entrega dos cartões na sede da secretaria, e nesta semana estamos dando sequência ao trabalho. Ainda temos aqui cerca de 1.000 cartões para serem entregues. Portanto, vamos continuar com a busca ativa das famílias contempladas “, respaldou a coordenadora de Proteção Básica, Bernadete Miranda.
Como explica a coordenadora, está havendo uma grande procura dos cartões na sede da secretaria. É importante lembrar que não está sendo feita a troca de cartões, mas sim a entrega de novos cartões. “O cartão antigo era do programa Ser Família Emergencial, criado no período da pandemia. Enquanto que este que está sendo entregue, faz parte do programa Ser Família, que visa atender pessoas em estado de vulnerabilidade social”.
Acompanhamento
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, disse que as famílias contempladas com este novo cartão serão acompanhadas pelas equipes técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social. De acordo com a sua região, e deverão participar de cursos de capacitação e de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
“O Governo do Estado e o município, têm ampliado a oferta de cursos de capacitação. Por isso a necessidade dessas pessoas se inscreverem nesses cursos, para que possam se preparar para o mercado de trabalho”, disse a secretária.
A atualização dos dados cadastrais é importante e deve acontecer a cada dois anos. Ou a partir do momento em que ocorra mudança de endereço e troca do número do telefone celular. Havendo esses casos, é importante que o beneficiário procure as unidades sociais para atualizar os dados.
A equipe de proteção básica atua junto ao Cadastro Único para identificar as famílias em vulnerabilidade que se encaixam em programas sociais. Como nos critérios do Ser Família, por isso a necessidade de ter os dados sempre atualizados.