Ela desenvolveu fones que tratam problemas de ouvido e previnem surdez
Leanne Fan tem apenas 14 anos, mas já ganhou um prêmio como uma das melhores cientistas dos Estados Unidos! Ela acaba de ser premiada por uma criação incrível: um fone que trata infecções de ouvido com luz azul.
O fone consegue não apenas tratar, como também diagnosticar pacientes com problemas auditivos. A invenção também previne até 60% da perda auditiva em crianças.
A criação de Leanne foi reconhecida, entretanto, como única e transformadora pela 3M Young Scientist Challenge. Considerada a principal competição de ciências do ensino médio do país.
Tratamento de baixo custo
Leanne criou o Finsen, um fone de ouvido que funciona com uma luz azul e tem a mesma eficácia que antibióticos para ouvidos doentes. No entanto, a menina teve a ideia dos fones há três anos. Isso, enquanto aprendia sobre Niels Finsen, que ganhou o Prêmio Nobel em 1903, depois de inventar a terapia de luz para tuberculose de pele.
“Pensei: ‘Esta é uma ideia incrível, posso aplicá-la a outra coisa na minha vida diária’”, disse Leanne. Ela começou a trabalhar nos fones de ouvido aos poucos, aplicando técnicas similares às de Niels Finsen. Ao final do projeto, a estudante do ensino médio conseguiu desenvolver um aparelho de baixo custo e alta eficiência.
Produção em larga escala
Os fones ainda precisam de mais aperfeiçoamentos, segundo Leanne, mas ela não descarta que eles cheguem ao mercado em poucos anos. Para a jovem, a invenção pode transformar a vida e a saúde principalmente de crianças que sofrem perdas auditivas.
“O bom é que não estou fazendo um remédio que você tem que comer, então é muito mais fácil a aprovação”, disse ela.
“Quero fazer testes em cadáveres para ter certeza de que ainda é seguro e em tímpanos reais. Depois fazer estudos em humanos e, em seguida, adquirir uma patente. Quero trabalhar com pessoas para fazer disso um negócio”, acrescentou a jovem cientista.
Criação premiada
Leanne conta que inscreveu os fones de ouvido na 3M Young Scientist Challenge 2022 despretensiosamente. E, assim ficou muito orgulhosa quando um representante da competição entrou em contato informando que ela era uma das finalistas.
“Fazer parte do 3M Young Scientist Challenge foi definitivamente a melhor parte do meu ano. Pois conheci cientistas da minha idade e também perseguindo seus sonhos. E, além disso, fiz alguns amigos”, comemorou.
Como levou o primeiro lugar na competição, Leanne ganhou também um prêmio em dinheiro de U$ 25 mil (aproximadamente R$ 125 mil). “Mesmo uma pequena ideia pode levá-la muito longe”, disse ela. “Tive a ideia de usar luz azul para matar bactérias e, três anos depois, estou aqui.”
O mundo vê 700 milhões de casos de infecções do ouvido médio e quase 21.000 mortes anualmente. Muitos dos afetados são crianças em populações desprivilegiadas. Sem acesso médico e/ou assistência médica, o diagnóstico e o tratamento costumam ser difíceis. A invenção de Leanne visa fornecer uma opção de baixo custo e livre de antibióticos para detectar e tratar qualquer infecção no ouvido médio.