Você está visualizando atualmente Como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho
Saiba como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho e como reconhecer esse tipo de comportamento

Como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho

Saiba como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho e como reconhecer esse tipo de comportamento

O nosso trabalho representa parte importante da nossa vida mas trabalhar num ambiente que existem pessoas tóxicas pode ser muito desafiador. Nem sempre é possível sair e deixar tudo para atrás. Então, como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho?

Sair de casa para trabalhar e durante o caminho pensar em tudo que vai ter que suportar durante o dia pode ser um sofrimento para muitos profissionais.

Ter um bom ambiente de trabalho é um dos critérios de satisfação profissional, e quando o ambiente é prejudicado por algumas pessoas tóxicas tudo se torna mais complicado. Os nossos resultados são diretamente afetados por relações que construímos ou destruímos neste lugar.

Mas manter a cabeça no lugar e não se deixar influenciar pode ser difícil, mas algumas estratégias podem ajudar a como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho.

O impacto das pessoas tóxicas no ambiente de trabalho e a importância de se abordar o assunto

O ambiente de trabalho é um espaço compartilhado por pessoas de diferentes tipos e personalidades, é onde passamos boa parte da nossa vida. Nesse lugar colaboramos com colegas, interagimos, perseguimos objetivos profissionais e buscamos crescimento pessoal.

Mas, nem sempre esse ambiente é um local harmonioso e inspirador. Infelizmente, algumas pessoas tóxicas podem minar a cultura organizacional e afetar negativamente a vida dos outros ao redor.

O impacto desses indivíduos no ambiente de trabalho é real e significativo, ele pode ser um chefe, um colega de setor, um líder mal preparado, uma pessoa de outra área que se relaciona com a sua, um cliente complicado. Enfim a questão aqui não é o cargo que ele ocupa, mas o comportamento que ele apresenta no local de trabalho.

O impacto negativo que essa pessoa causa no ambiente pode prejudicar e comprometer os resultados da empresa, mas também afetar a vida emocional e saúde mental de quem convive com esse indivíduo.

Identificar sinais que são prejudiciais ao ambiente de trabalho

Por mais que seja delicado abordar esse tipo de assunto, é necessário, pois um ambiente de trabalho é um ecossistema interdependente. Ou seja, o mau comportamento de um indivíduo pode se espalhar por toda a equipe a até mesmo a cultural organizacional como um todo.

Além disso, dificulta a colaboração entre colegas, traz queda na produtividade e na qualidade do trabalho. Uma atmosfera permeada por pessoas tóxicas também pode afastar talentos, dificultando a contratação e a retenção de funcionários qualificados.

Tentar ignorar esse comportamento apenas perpetua o problema e cria um ambiente propício para a toxicidade se dissemine em toda a empresa. Empresas precisam estar atentas para promover políticas e práticas quem promovam um ambiente saudável e respeitoso.

Compreender os comportamentos tóxicos é o primeiro passo para lidar efetivamente com eles. Pessoa tóxicas possuem padrões de comportamentos e características que vão além de simples discordâncias ou conflitos de ideias.

Alguns desses padrões podem ser observados com mais evidências

  • Tem uma visão negativa na maioria das situações e são propensas a reclamar constantemente. Focam mais nos problemas e dificuldades do que se empenham em ajudar com soluções;
  • Se envolvem com boatos maldosos e fofocas, tendem a espalhar boatos, fazer piadas ofensivas sobre os colegas de trabalho, criando um clima de desconfiança e prejudicando os relacionamentos de interpessoais;
  • Tem facilidade de armar jogos de manipulação e poder para atingir os seus objetivos pessoais, não se importa que isso prejudique outra pessoa no trabalho;
  • As suas críticas são destrutivas e não ajudam em nada, pelo contrário, pode ofender, diminuir e minar autoestima e a confiança dos demais;
  • Não se sente confortável ou se recusa a trabalhar em equipe, e geralmente quando algo sai errado, busca logo um “culpado” que não seja ele;
  • É comum ter um comportamento agressivo ou hostil, com agressões verbais, insultos, provações maldosas e explosão de raiva são sinais claros de comportamentos tóxicos.

Um dos impactos mais alarmantes das pessoas tóxicas no ambiente de trabalho é o prejuízo á saúde emocional e mental dos colaboradores. Conviver com indivíduos negativos pode levar ao estresse, ansiedade e até mesmo depressão.

As vítimas dessas atitudes podem se sentir desvalorizadas, inseguras, desmotivadas, o que pode prejudicar a sua satisfação no trabalho e comprometer o seu desempenho.