No momento, você está visualizando IBM irá pausar contratações para cargos substituíveis pela IA
Estratégia da empresa de pausar contratações para cargos substituíveis pode significar cerca de 7.800 empregos perdidos 

IBM irá pausar contratações para cargos substituíveis pela IA

Cargos substituíveis não voltados para o cliente, totalizam cerca de 26 mil trabalhadores da IBM

A International Business Machines (IBM) disse que irá interromper as contratações para cargos que acredita que podem ser substituíveis por Inteligência Artificial (IA) nos próximos anos. À Bloomberg News, o CEO da companhia, Arvind Krishna, destacou principalmente o recrutamento para funções administrativas, como na área de Recursos Humanos.

Funções não voltadas para o cliente, como Krishna categorizou, totalizam cerca de 26 mil trabalhadores da IBM. Segundo a projeção do executivo, 30% disso será possivelmente substituído por IA e automação — o que significa 7.800 vagas substituídas pela tecnologia.

De acordo com um porta-voz, a redução inclui também os cortes de funções por desgaste ou por se tornar obsoleta. O plano marca uma das maiores estratégias de força de trabalho anunciadas em resposta ao rápido avanço da tecnologia.

A notícia vem com surpresa (mas nem tanto) para os que não acreditavam que algo neste sentido pudesse ocorrer devido o boom da inteligência artificial. Ao menos não tão rapidamente.

A ferramenta consegue automatizar o atendimento ao cliente, já que cria sozinha textos e códigos, mas se a mudança é segura ou viável, é outra questão.

A IA não é capaz de substituir toda a participação humana nas funções, mas tem sua colaboração na criatividade, inovação e otimização. Conforme analisou o sócio e diretor de inovação e criatividade na DreamONE, Ricardo Tarza.

Recentemente, o próprio ChatGPT também deu sua opinião e listou não apenas quais vagas podem ser afetadas pela sua chegada, mas em quanto tempo isso irá acontecer.

Atualmente, a IBM emprega cerca de 260 mil trabalhadores e continua contratando para funções de desenvolvimento de software e atendimento ao cliente. Vale lembrar que a companhia também entrou na onda das demissões e anunciou, no início do ano, um corte de 5 mil funcionários.