As cores das frutas têm uma explicação e são importantes, pois estão associadas a nutrientes e fitoquímicos
O consumo de frutas é importante para os seres humanos, pois é benéfico para o bem-estar físico e mental. Também pode ser um fator preventivo para sobrepeso, obesidade ou desnutrição, alerta a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), no relatório “Frutas e legumes essenciais em sua dieta. Ano Internacional das Frutas e Legumes”, de 2021.
Embora sejam feitas sugestões relevantes sobre a quantidade necessária desses alimentos, a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de cerca de 400 gramas de frutas e legumes por dia. A FAO também menciona que essa quantidade varia de acordo com cada pessoa, gênero ou o tipo de atividade física que pratica. Um especialista deve ser consultado para indicar os alimentos de acordo com cada necessidade.
A contribuição das frutas para a saúde de acordo com a cor delas
Conforme mencionado pela FAO, as cores das frutas têm uma explicação e são importantes, pois estão associadas a nutrientes e fitoquímicos.
Violeta e azul
Eles contêm propriedades antioxidantes que podem reduzir o risco de câncer, derrame e doenças cardíacas. Por exemplo: amoras, uvas roxas, mirtilos, ameixas.
Vermelho
Ajuda a reduzir o risco de câncer e contribui para a saúde cardiovascular. Por exemplo: maçã vermelha, morango, melancia, toranja vermelha e rosa.
Laranja e amarelo
Contém carotenoides que contribuem para a saúde dos olhos. Por exemplo: laranja, pêssego, damasco, manga, abacaxi.
Marrom e branco
Contam com fitoquímicos com propriedades antivirais e antibacterianas, além de potássio. Por exemplo: banana e pêra.
Verde
Possui fitoquímicos com propriedades anticancerígenas. Por exemplo: maçã verde, abacate, uva verde, kiwi.
Sobre a FAO
A FAO é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para derrotar a fome. O objetivo é alcançar a segurança alimentar para todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de qualidade suficientes para levar uma vida ativa e saudável. Com 195 membros – 194 países e a União Europeia, a FAO trabalha em mais de 130 países em todo o mundo.