O compromisso com as associações de deficientes já existe há 3 anos
Várzea Grande terá uma Coordenação dos Direitos da Pessoa com Deficiência para discutir políticas públicas. Sobretudo, para garantir os direitos e o acesso das pessoas com deficiência a todos os bens, produtos e serviços existentes no município. A coordenadoria também vai interagir diretamente com todas as pastas da gestão do prefeito Kalil Baracat. E beneficiar assim, essa população que chega a 12 mil pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, no município. Isso segundo dados de associação da categoria.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, durante a posse dos integrantes do novo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande.
“Esse compromisso começou ainda em campanha e hoje torno oficial. Ainda em abril deste ano, um projeto de lei será encaminhado ao Legislativo Municipal pelo nosso secretário de Governo, Ismael Alves, criando essa coordenadoria. Quero aproveitar para pedir aos nobres pares da Câmara de Vereadores que aprovem o projeto de lei. Pois o mesmo já foi enviado para a criação da Coordenação da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Várzea Grande”, declarou.
“Tudo isso vai sair do papel e será uma realidade”
Kalil Baracat ainda pontuou que está estudando a readequação de acessibilidade de toda a cidade. E acelera a implementação da unidade da rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, o Cridac. O Chefe do Executivo Municipal também enumerou que o município já é referência em educação e esportes para deficientes. Pois possui uma escola municipal que é referência em atendimento especializado. Mais precisamente, o Centro João Ribeiro Filho, e, é Centro de Referência Paralímpico em Mato Grosso.
“Várzea Grande é uma cidade antiga. Pois cresceu sem planejamento e precisa ter acessibilidade. Porém custa dinheiro, projetos, licitações, exigências para o correto emprego do dinheiro público e já estamos avançando. Também já aportamos recursos para o Cridac. E, afirmo aqui que tudo isso vai sair do papel e será uma realidade. Não prometo resolver todos os problemas da cidade, mas vou concretizar todos os compromissos firmados com a população”, se comprometeu.
O prefeito Kalil Baracat já havia adiado a posse do Conselho por incompatibilidade de sua agenda e por fazer questão de prestigiar. “Fui eleito com a missão de fazer uma gestão participativa. Adiei a realização desta posse, por entender a importância deste Conselho e desejo sucesso ao novo Conselho do Direito da Pessoa com Deficiência. Tenham a certeza de que as portas da Administração Municipal de Várzea Grande estão abertas para as políticas de inclusão”, disse.
Várzea Grande tem avançado nas questões da pessoa com deficiência
Taís Augusta de Paula, superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, parabenizou o prefeito Kalil Baracat. Sobretudo, pela decisão de implantação da Coordenadoria e afirmou que Várzea Grande tem avançado muito nas questões da pessoa com deficiência.
“O primeiro Centro Paralímpico veio para Várzea Grande que tem dado exemplo para a capital. Em Cuiabá nenhum prefeito nunca se dispôs a uma posse de conselheiros municipais dos direitos da pessoa com deficiência. Hoje o prefeito Kalil parou sua agenda para nos prestigiar e ainda anuncia essa importante decisão da coordenadoria. É um marco histórico para nós, fico muito feliz em ver o desenvolvimento de Várzea Grande nessa área. Parabéns ao prefeito Kalil Baracat. Bem como, à secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira. E também, ao secretário de Saúde Gonçalo de Barros, que sempre nos atendeu e nunca teve medo de críticas. Muito pelo contrário nos atende e cumpre o que promete”, pontuou a superintendente Taís.
“É muito bom prefeito ver sua vontade de fortalecer os direitos da pessoa com deficiência e se envolver no movimento. Nós pessoas com deficiência somos muito e somos pessoas com direitos que precisam ser respeitados. Obrigada pelo seu respeito”, declarou Jandira Andrade, presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
“Nós não construímos nada sozinhos, só de maneira coletiva”
Diney Ribeiro Campos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande, disse que foi pego de surpresa e ficou feliz com o anúncio. “O prefeito já tinha esse compromisso conosco e fui pego de surpresa. Mas estou feliz, vamos trabalhar com mais afinco para atender toda a demanda. E ainda mais para fiscalizar o Poder Público Municipal nas questões da pessoa com deficiência”, disse.
“Tenho a honra de estar à frente da Secretaria de Assistência Social. E ainda mais, de ter Conselhos ao lado. Pois desse caminhar conjunto, nós não construímos nada sozinhos. Só de maneira coletiva e, os Conselhos, são atuantes, lutam em prol do direito da coletividade, transparentes e coerentes. Isso nos faz mais fortes na caminhada porque temos muito a fazer”, declarou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.
O vereador Ícaro Reveles representando seus pares declarou. “É aqui neste conselho que vamos discutir as políticas públicas e propor resoluções, enquanto vereador me coloco à disposição. Pois sabemos que já existem várias leis municipais em prol da pessoa com deficiência e precisamos avançar ainda mais. E coloco também as Comissões temáticas da Câmara à disposição”.
Prestigiaram a posse do Conselho os vereadores Joaquim da Alameda, Braz Jaciro e Paulo Silva e Eucaris Barros. Bem como, Alessandro Moreira, Sargento Galibert, Gisa Barros e Ivan dos Santos. Também estiveram os secretários municipais Ismael Alves (Governo), Benedito Gonçalo de Figueiredo (Assuntos Estratégicos). Como também, Jomas Fulgêncio (Procurador Geral) e Alexander Gouveia Ortiz (Subcomandante da Guarda Municipal). Incluindo, Mario Lúcio, presidente da Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência e Nilza Mendes, representante da OAB-VG. E, por último, Otair Rodrigues Rondon Filho, assessor da Casa Civil do Governo de MT e vice-presidente do Conede.