Os carboidratos podem ser inimigos ou aliados do corpo; veja quais alimentos se enquadram em cada categoria
Os carboidratos sempre aparecem como uma polêmica quando o assunto é alimentação. Muitas dietas que prometem perda de peso drástica e rápida cortam o seu consumo. Mas será que isso é saudável para nosso organismo?
Os carboidratos estão entre as principais fontes de energia para o bom funcionamento do corpo. Quando ocorre uma grande redução da sua ingestão, sintomas negativos começam a aparecer e o organismo entra em pequenas “falhas”.
Por que nosso organismo precisa de carboidratos?
O Dr. Eduardo Rauen, médico nutrólogo com atuação no esporte e cofundador da healthtech Liti, em uma entrevista para o portal Terra, classifica os carboidratos como “combustível do nosso corpo”. Rauen ressalta que eles “desempenham o papel de gerar energia para o organismo funcionar”.
Quando consumimos carboidratos considerados “bons”, rapidamente nosso organismo os transformam em glicose, do qual são metabolizados e viram energia para nosso dia a dia.
Além disso, o carboidrato é a principal fonte de energia do cérebro. Sem ele, o principal órgão do nosso corpo começa a funcionar de forma debilitada, causando sintomas bem desagradáveis, como cansaço, irritabilidade e desequilíbrio do organismo.
Como o organismo produz energia sem carboidrato?
Já entendemos que o carboidrato é a fonte da energia do nosso organismo por conta da sua transformação em glicose. Porém, o que acontece durante dietas low carb?
Provavelmente, você já deve ter ouvido que cortar carboidrato é a forma mais rápida de perder peso, né? Na prática, é mais complexo. O Dr. Eduardo Rauen explica que “quando o estoque de carboidrato é reduzido, passamos a usar a gordura como fonte energética”. Assim, acaba resultando em uma queima de gordura mais rápida. O grande problema ocorre quando precisamos utilizar nossa massa muscular.
De fato, a redução do carboidrato tem um impacto imediato na perda de peso. Porém, quando isso é realizado sem um acompanhamento profissional e de forma agressiva, a alimentação sem carboidratos acaba se transformando em um processo de emagrecimento não saudável.
Além disso, com a restrição feita de forma desbalanceada, existe uma grande chance de o peso perdido retornar rapidamente. Outro fator prejudicial é que a recuperação desse peso pode acontecer com perda de vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo.
Então eu posso comer carboidrato à vontade? Não é bem assim
Não ache que só por ser importante para o nosso organismo, você deve comer e abusar de alimentos ricos em carboidratos. Muito pelo contrário, igual a toda dieta saudável, sua alimentação deve ser balanceada.
Por exemplo, importante evitar o consumo elevado dos carboidratos “ruins”. Eles são deficitários de vitaminas e minerais, causando alterações negativas ao organismo, como problemas na flora intestinal, aumento da glicemia e desequilíbrio do apetite.
Veja quais alimentos considerados carboidratos “ruins”
Ao comer muito desses alimentos, acaba circulando muita glicose no seu sangue, sendo necessária uma produção acelerada de insulina. O resultado disso? Armazenamento de gordura em diversas regiões do seu corpo e aumento do peso.
Visto isso, é muito importante buscar um nutricionista para dar início a uma dieta que faça sentido ao corpo e estilo de vida. Não adianta sair cortando carboidratos, sendo que pode trazer sintomas negativos ao longo prazo.
De acordo com o dr. Eduardo Rauen, “quando diminuímos ou retiramos os carboidratos devemos ter o cuidado de equilibrar a alimentação com nutrientes e outras fontes energéticas, como um bom aporte de proteínas, de frutas e de vegetais ao longo do dia”.