As atividades vão além de cuidados com o animal de estimação
Um debate sobre o amor e o respeito aos animais, recheado de atividades, é importante para fazer as crianças compreenderem o tema. Além disso, a ideia é enfatizar o lugar e o papel que cada animal tem no mundo. Pois esse tem sido o tema das rodas de conversas que crianças vem trabalhando ao longo da semana. Quando participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as atividades vão além de pinturas e recortes, confecção de máscaras, de lições e dicas de cuidados com o animal de estimação. Mas trata também das medidas necessárias quando nos depararmos com os animais abandonados.
No polo Serra Dourada, a orientadora Dayane Freitas da Silva, trabalhou com o grupo de crianças, de 6 a 11 anos. Fizeram confecção de máscaras, com imagens de animais, além de várias pinturas e colagens. “As crianças também puderam brincar e fazer carinho nos animais. Esse contato é importante porque a intimidade com os bichinhos reduz a ansiedade e trabalha a afetividade”, comentou.
Sendo assim, as crianças também realizaram pinturas, recortes e confecção de máscaras. No Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do polo Vila Arthur, sob orientação de Renita Barros, desenvolveram performances do mundo animal. “Cada um mostrou a sua desenvoltura e essas dinâmicas ajudam até aquelas crianças mais tímidas que assim acabam aos poucos se soltando”, destacou.
Para a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, essas dinâmicas realizadas nos mais diversos polos, são importantes. Elas ajudam as crianças a criarem senso crítico e se tornarem pessoas mais conscientes. “A criança que tem contato com a vida animal desenvolve a sociabilidade e o lado emocional. Por isso, é importante ter um animal de estimação em casa”.
Todo o mês haverá também outros temas importantes
Neste mês de outubro, haverá debate sobre vários temas, englobando outras temáticas que também serão trabalhadas nos CRAS nos bairros Jardim Glória, São Mateus, Santa Maria e Cristo Rei.
“Além do dia mundial do animal (comemorado no dia 4 de outubro), temos ainda atividades neste mês. Com referência ao outubro rosa, a primavera e as comemorações ao dia da criança. Pois certamente haverá celebração destas datas em todos os polos de atuação dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O mês promete ser intenso, onde haverá momentos de conscientização e de comemoração”, destacou a coordenadora de Atenção Básica, Bernadete Miranda.