Você está visualizando atualmente 3 destinos de inverno fabulosos e passeios surpreendentes
Um dos destinos é Campos do Jordão, onde até o dia 30 de julho acontece o Festival de Inverno e conta com apresentações musicais em cinco locais espalhados pela cidade

3 destinos de inverno fabulosos e passeios surpreendentes

Algumas cidades do Sul e Sudeste são perfeitos destinos de inverno

Apesar do Brasil ser um país majoritariamente quente e possuir lindas praias, os destinos de inverno também são fabulosos. Algumas cidades do Sul e Sudeste destacam-se por serem rotas perfeitas para o período entre julho e setembro, quando as temperaturas estão mais amenas.

Com passeios turísticos muitas vezes pensados para esta época, listamos três cidades para você inserir na sua rota de viagem de inverno. Bem como passeios turísticos que não podem faltar no tour. Veja abaixo!

Campos do Jordão, São Paulo

A lista com os melhores destinos de inverno começa com o charme da chamada”Suíça Brasileira”! Campos do Jordão, que fica a 180 quilômetros de São Paulo capital, é uma cidade famosa no inverno. Sobretudo, por ser uma localização envolta pela Serra da Mantiqueira e ter, mesmo no verão, temperaturas baixas.

Com mais de 300 mil visitantes por fim de semana, o endereço tem diversas atrações. Como por exemplo, a arquitetura da cidade em si, que é inspirada na Europa, passeios e festivais.

No roteiro de viagem, é imprescindível visitar a Vila Capivari, o bairro onde tudo acontece. Com poucas ruas, ali é o “centrinho” da cidade e possui uma enorme variedade gastronômica com cozinhas italiana, espanhola, francesa, argentina, entre outras. Por lá também encontram-se lojas de chocolates para os turistas que adoram comer fondue no inverno.

Depois da andar pelas ruas da Vila, é hora de olhar para a cidade com uma vista panorâmica pelo teleférico. Pois ele te leva até o topo do Morro do Elefante, a 1.800 metros de altitude. Aliás, outra opção nas alturas é o Passeio de Balão, que contempla as belezas da Serra de Mantiqueira.

Até o dia 30 de julho, também há o Festival de Inverno de Campos do Jordão, onde as apresentações musicais acontecem em cinco locais espalhados pela cidade. Outras atrações que destacamos para a rota são o Museu Casa da Xilogravura, um dos únicos especializados no tema no Brasil. E, além disso, para os cervejeiros de plantão, a Cervejaria Baden Baden, oferece uma grande diversidade de rótulos!

Gramado, Rio Grande do Sul

3 destinos de inverno fabulosos e passeios surpreendentes

Localizada na Serra Gaúcha, a 120 quilômetros de Porto Alegre, Gramado está entre vales e montanhas. Além disso, é um dos principais destinos de inverno no Brasil. Visitar a região é como estar em uma cidade de interior, ela tem apenas 36 mil habitantes! Mas com toda a estrutura de metrópole, como eventos culturais, lojas e restaurantes de alto padrão. Assim, quem visita a cidade também aproveita para conhecer Canela, município vizinho que fica a apenas sete quilômetros.

Com influência dos colonos alemães, Gramado possui um toque bávaro com chalés, chocolaterias e muitas lojas de artesanato. A cidade é conhecida, inclusive, por ter um dos melhores chocolates artesanais do país. Ao andar pelas ruas da cidadezinha já é possível ter uma experiência superagradável. Principalmente, pelos edifícios charmosos e os ares europeus que são ótimos cenários nas fotos.

No centro da cidade, os passeios podem ser feitos a pé por serem bem próximos uns aos outros. Na Avenida Borges de Medeiros, é onde se concentra grande parte do comércio do município. No entanto, uma caminhada é o suficiente para conhecer diversos pontos turísticos, como o Palácio dos Festivais. Assim como, a Igreja Matriz de São Pedro. A Fonte do Amor Eterno (atenção, casais!), é uma ótima opção, como também a Rua Coberta e a Rua Torta.

Mini Mundo – com réplicas de construções famosas

Aliás, para os que gostam de parques, Gramado apresenta o famoso Mini Mundo. Apesar do nome, é um passeio para todas as idades, pois a atração conta com réplicas de construções famosas até 24 vezes menores do que as construções originais. São mais de 130 peças em uma atmosfera que reproduz cenas do mundo real. Incluindo ruas, trânsito, pedestres e até eventos temáticos.

3 destinos de inverno fabulosos e passeios surpreendentes

Contudo, na parte cultural, destacamos os museus Hollywood Dream Cars, ideal para quem ama e aprecia o mundo dos carros. Principalmente os modelos dos famosos “anos dourados”. E, além disso, o Museu de Cera Dreamland, que reúne estátuas de cera de diversas celebridades mundiais, como Elvis Presley, Marilyn Monroe, Neymar e Gisele Bündchen.

Petrópolis, Rio de Janeiro

3 destinos de inverno fabulosos e passeios surpreendentes

O último destino dos destinos de inverno da nossa lista é Petrópolis. Apesar de ser uma cidade carioca, ela tem temperaturas que chegam a 11 graus nesta época do ano. Ótima opção para turistas que buscam dias friozinhos, mas cheios de atrações.

Localizada no interior do Rio de Janeiro, a famosa Cidade Imperial, chamada assim por seu início ser ligado a Família Real, tem pontos turísticos que revelam uma verdadeira viagem pela história.

Começando por um dos passeios mais visitados da cidade, o Museu Imperial é um dos cartões-portais de Petrópolis. Sendo assim, o Museu está instalado em um antigo palácio centenário. Aliás, o mesmo servia como residência de férias de D. Pedro II. O edifício, hoje, tem parte do mobiliário, obras de arte, objetos pessoais e documentos que eram da Família Real.

No Centro Histórico da cidade, mais especificamente na Avenida Koeler, a Catedral de São Pedro de Alcântara é um espetáculo à parte. Pois trata-se de uma igreja com estilo neogótico francês. Possui vitrais, pinturas e esculturas excepcionais. No mausoléu da catedral também estão os restos mortais de D. Pedro II. Além de Dona Teresa Cristina, a Princesa Isabel e seu marido, conde D’eu.

3 destinos de inverno fabulosos e passeios surpreendentes
 

Enfim, a Avenida Koeler ainda oferece outros passeios como a Casa da Princesa Isabel. Assim como, o Solar Dom Afonso, a Praça da Liberdade e o Museu Palácio Rio Negro. A rua também abriga luxuosas mansões e edifícios históricos. Por isso é considerada a mais cara de Petrópolis.