No momento, você está visualizando Detran-MT realiza campanha de educação no trânsito no Estado
Foram realizadas 552 abordagens nas quatro cidades de Mato Grosso, durante ação de educação no trânsito

Detran-MT realiza campanha de educação no trânsito no Estado

Mais de 500 pessoas foram orientadas durante ação do Detran-MT visando a educação no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário, percorreram bares e restaurantes dos municípios de Confresa, Água Boa, Pontes e Lacerda e Cáceres, para realizar blitz educativa, nos últimos 10 dias. O objetivo do Detran-MT é sensibilizar as pessoas sobre os perigos da associação de bebida alcoólica e direção, e levar a adoção de comportamentos e a educação no trânsito.

No total, aconteceram 552 abordagens nas quatro cidades. Em Confresa, a  ação foi feita em quatro bares, com abordagem de 120 pessoas e a identificação de 32 amigos da rodada. Isto é, pessoas que não estavam ingerindo bebida alcoólica e poderiam conduzir o veículo em segurança.

Já em Água Boa, abordaram 130 pessoas e 42 testes de etilômetro foram feitos. Em visitação ao bares, encontraram somente dois amigos da rodada.  Em Pontes e Lacerda, abordaram 180 pessoas e realizaram 65 testes de etilômetro, no entanto, identificaram somente dois amigos da rodada.

Por fim, a ação também foi feita em Cáceres e abordaram 122 pessoas. Porém, mesmo com 45 testes de etilômetro realizados, não havia nenhum amigo da rodada. Nesta semana, os municípios de Peixoto de Azevedo e Alta Floresta também irão participar da ação.

Durante a conscientização, os cidadãos que não apresentaram índice de alcoolemia no teste com o etilômetro receberam brindes educativos. Ou seja, uma forma de reforçar os cidadãos pela atitude positiva. Já as pessoas que estavam ingerindo bebida alcoólica receberam orientação sobre as penalidades as quais estariam sujeitas, conforme legislação do trânsito.

Entrega de etilômetros

Em uma fiscalização de trânsito, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido, por exemplo, é preso e paga multa no valor de R$ 2.934,70. Além disso, terá a CNH suspensa e ainda responderá por crime.

O Detran-MT e o Batalhão de Trânsito também entregaram aparelhos etilômetros para a Polícia Militar de Vila Rica, Água Boa, Pontes e Lacerda e Cáceres. Cada município recebeu dois aparelhos para reforço nas ações de fiscalização de trânsito no Estado. O investimento tem o intuito de reduzir os índices de acidentes com ou sem mortes, envolvendo álcool e direção.

Fonte: Governo de MT