Os serviços podem ser feitos de forma online, por meio do site do Detran ou pelo aplicativo MT Cidadão
O Governo de Mato Grosso disponibilizou mais de 20 serviços do Departamento Estadual de Trânsito – Detran MT, de forma online, seja pelo site (www.detran.mt.gov.br) ou então pelo aplicativo MT Cidadão.
Dentre os serviços, estão a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão do Licenciamento Anual do Veículo. Assim, desde junho de 2020, quando a renovação da CNH foi disponibilizada nas plataformas, até dezembro de 2022, foram iniciados quase 170 mil solicitações a partir do aplicativo MT Cidadão e pelo site do Detran.
O servidor público, Vicente Ferreira, por exemplo, utilizou as plataformas para renovar a habilitação. “Fiz tudo muito rápido e de forma prática pelo aplicado MT Cidadão. Precisei fazer presencialmente apenas o exame médico e, em seguida, fui buscar a minha CNH no Detran”, relatou.
Mas a emissão do Licenciamento Anual do veículo também pode ser feita de forma 100% online. A taxa pode ser emitida no site do Detran, na opção “Consulte Seu Veículo”, ou pelo aplicativo MT Cidadão. Logo após o pagamento, o cidadão pode imprimir o documento, em formato de papel A4, no próprio site do Detran, em qualquer lugar que tenha acesso à internet e impressora.
Aliás, a nova versão do Licenciamento tem caráter definitivo, não sendo mais emitido o documento em papel moeda, o antigo “verdinho”.
Confira quais serviços estão online
– Renovação da CNH;
– Emissão do Licenciamento (agora impresso de forma online, em papel comum);
– Abertura do processo de transferência de propriedade;
– Mudança de município;
– Abertura do processo de primeiro emplacamento;
– Intenção de venda (para veículos adquiridos e emplacados a partir do dia 04/01/2021);
– Segunda via do CRV;
– Troca para Placa Mercosul (após abrir o processo pelo aplicativo, o cidadão deve agendar, no próprio aplicativo, o horário e local para fazer a vistoria veicular presencialmente);
– Inclusão de financiamento;
– Baixa de financiamento;
– Renovação para condutor PCD;
– Segunda via da CNH;
– Troca para CNH definitiva;
– Inclusão de atividade remunerada EAR na CNH (para motoristas profissionais e de aplicativo);
– Emissão de certidão do condutor;
– Solicitação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) e muitos outros.
Serviços presenciais
Alguns serviços do Detran-MT ainda permanecem na modalidade presencial, tais como: abertura do processo para primeira CNH, mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro. Alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) informados à Senatran, coleta de imagem, além da vistoria veicular, comunicação de venda. Além da alteração de característica do veículo, regravação e substituição de motor, regravação de chassi, recurso de defesa e Jari.
Para realizar algum dos serviços presenciais é necessário o agendamento prévio do atendimento, que deve ser feito pelo site do Detran.
Em caso de dúvidas e informações sobre serviços e procedimentos, o cidadão pode entrar em contato com o canal de atendimento Disque Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo e-mail disquedetran@detran.mt.gov.br.