No momento, você está visualizando TV Assembleia mostra documentário “Casarões Cuiabanos”
O documentário Casarões Cuiabanos mostra o cuiabano do passado e sua relação com a moradia, depois do impacto da migração dos anos 70

TV Assembleia mostra documentário “Casarões Cuiabanos”

O documentário mostra o cuiabano do passado e sua relação com a moradia

Nesta quinta (17), às 19h, o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros receberá o lançamento do documentário “Casarões Cuiabanos – Identidade, Amor e História”. O documentário contou com a produção pela TV Assembleia para a 5ª Semana do Patrimônio Histórico de Cuiabá.

A Casa de Leis é apoiadora do evento, que acontecerá de 15 a 18 de agosto pela Associação Cuiabana de Cultura – Muxirum Cuiabano. Sobretudo, em parceria com a organização Amigos do Centro Histórico de Cuiabá.

A direção do documentário, de cerca de 50 minutos de duração é do jornalista Anderson Sartori. “O documentário: “Casarões Cuiabanos”  mostra o cuiabano do passado e sua relação com a moradia. Depois passa pelo impacto no centro histórico provocado pela migração que ocorreu principalmente na década de 1970.

Por fim, apresenta-se a situação de hoje e o esforço árduo do Muxirum para preservação desse patrimônio”, adianta o servidor. Assim, traz o destaque para a qualidade de imagens na produção.

Durante o evento também serão entregues homenagens e moções de aplausos

Para contar a história, dos Casarões Cuiabanos, foi preciso horas de entrevistas. Assim, relembram as histórias de propriedades como o casarão onde funciona a Casa das Pretas e a casa de propriedade da família Müller. Esses dois locais fazem parte dos 20 selecionados pelo Muxirum como propriedades em boas condições de preservação hoje no centro histórico.

“Eu e o presidente Eduardo Botelho a convite de Muxirum abraçamos o projeto do documentário sobre os casarões. Tudo porque entendemos que a história e a preservação deles estão intrinsecamente ligadas à preservação da história e cultura do povo cuiabano. Não sou cuiabana de nascença. Mas sou de coração e é esse sentimento de pertencimento que o Muxirum aviva nas pessoas nascidas aqui ou não”, afirmou a vice-presidente da Assembleia, deputada Janaina Riva (MDB).

Durante o evento do dia 17, também serão entregues homenagens e moções de aplausos. “As moções da Presidência da Casa e serão entregues pelos deputados da Mesa Diretora. É muito importante a Assembleia apoiar e dar visibilidade a essa questão”, disse Thania Arruda, da Associação Muxirum Cuiabano.

Outras programações

No dia 16, o Muxirum Cuiabano trabalhará numa carta com “Diretrizes para uma política de requalificação do patrimônio histórico tombado e seu entorno”.

Um roteiro pelas 20 propriedades do centro histórico escolhidas pelo bom estado de conservação é a primeira atividade do dia 18, com início às 16h. Placas históricas ficarão nos casarões com acompanhamento da Banda do Senhor Divino. O roteiro terminará na Praça da Mandioca, onde o público poderá acompanhar o Circuito Artístico Cultural que movimenta o local às sextas.

“Toda a programação é aberta ao público. Queremos sensibilizar o público e o poder público, para que o Estado também invista na manutenção do patrimônio histórico de Cuiabá. Todas as cidades têm seu embrião. Essa área é tombada e é de interesse arqueológico, social e arquitetônico. É fonte de pesquisa. O centro histórico também é base da memória afetiva do cuiabano. Mas é triste ver com medo e tristeza a praça onde você brincava e o comércio que você frequentava na infância”, conclui Thania Arruda.

Para mais informações consulte os telefones (65) 99982-1850 (Thania), (65) 99998-1661 (Paulo) e (11) 99459-5555 (Ernani).