Você está visualizando atualmente Documentário musical sobre Elis Regina e Tom Jobim estreia no streaming
O melhor documentário musical do ano mostra Elis Regina e Tom Jobim em Los Angeles durante gravações do clássico álbum

Documentário musical sobre Elis Regina e Tom Jobim estreia no streaming

Um dos melhores documentários do ano sobre Elis Regina e Tom Jobim, o filme acompanha em Los Angeles as gravações do clássico álbum gravado em 1974

O documentário musical do ano, Elis & Tom – Só Tinha de Ser Com Você agora pode visto em casa. O filme estreou nesta quarta-feira (15), para aluguel nas plataformas de streaming iTunes (Apple), Google Play, Vivo Play e Claro+.

O filme mostra imagens de bastidores obtidas em um estúdio de Los Angeles durante a gravação do histórico álbum Elis & Tom. Aliás, as imagens revelam o clima tenso daqueles dezoito dias. Entre fevereiro e março de 1974, em que Tom Jobim e Elis Regina ficaram enfurnados no local. Quem escuta hoje o álbum de harmonias tão pungentes e cristalinas não faz ideia do sufoco que foi para gravá-lo.

Se filmar esse tipo de bastidor já era algo sem precedentes na música nacional, fazê-lo com o grau de transparência apresentado no filme seria inviável hoje, num show­biz tão viciado no chamado “media training”. Das brigas aos momentos prosaicos de convivência, está tudo exposto em imagens que ganharam cores e definição assombrosas restauradas em alta resolução — o som foi remasterizado com auxílio de inteligência artificial.

Documentário vai tentar uma vaga entre os indicados ao Oscar

As composições lapidares do maestro Tom Jobim, como a inescapável Águas de Março, com suas harmonias e escalas desconcertantes, mas dotadas de singela naturalidade. Assim, encontraram a interpretação perfeita na voz de Elis — que chegou ao estúdio de Los Angeles como uma virtuose conhecida por seu gogó potente. E saiu convertida às sutilezas além de contenções da bossa minimalista de Jobim.

O documentário também vai tentar uma vaga entre os possíveis indicados ao Oscar do ano que vem na categoria de melhor documentário. O filme estreou primeiro nos Estados Unidos, em 15 de setembro.