Você está visualizando atualmente Elevador mais alto do mundo tem paisagem que inspirou ‘Avatar’
O elevador externo mais alto do mundo dá vista a paisagens que acredita-se terem inspirado o filme Avatar (2009)

Elevador mais alto do mundo tem paisagem que inspirou ‘Avatar’

São ao todo 3 elevadores de dois andares com capacidade de 46 visitantes cada

O elevador externo mais alto do mundo dá vista a paisagens que acredita-se terem inspirado o filme Avatar (2009). Ele tem 326 metros de altura e fica ao lado de um penhasco no Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, em Hunan, na China.

As formações cársticas em forma de pilares que se vê da estrutura de vidro ao subir pelo elevador Bailong, se parecem com a paisagem flutuante de Pandora. Pois as mesmas aparecem no longa-metragem vencedor de três Oscars.

Ao todo há três elevadores de dois andares, com capacidade de levar ao alto da montanha em menos de dois minutos, 46 visitantes cada. Quem quiser fazer o caminho a pé precisa de disposição, pois o mesmo percurso leva duas horas e meia.

Subida a pé é possível, mas leva duas horas e meia

Os 397,5 km2 do parque viraram principal atração da província de Hunan

A entrada principal do parque nacional de Zhangjiajie, situada no final de uma ampla avenida do anódino povoado de Wulingyuan, é muito desconcertante. É um gigantesco templo oriental que parece tirado de algum grandioso filme chinês de época. Atrás desse memorial se esconde um onírico tesouro nacional, declarado como patrimônio mundial pela Unesco em 1992 e geoparque global em 2004. Ele serve de magnífico cenário para uma história de seres capazes de dar saltos impossíveis numa floresta que é um sonho.

Mas eles têm pouco a ver com os personagens das pretéritas dinastias chinesas. Pois são azuis, extraterrestres e vivem no futuro. Essa é a terra de Avatar e dos na’vi.

O sucesso do filme de James Cameron, fez com que os 397,5 quilômetros quadrados do parque tenham se convertido na principal atração da província de Hunan, no centro da China. Aliás, é a origem das montanhas flutuantes do filme e da vista do seu elevador que mostra paisagens, que inspiraram o filme Avatar (2009).

Não em vão as espetaculares paisagens que aguardam em cada esquina do parque, com covas profundas e grandes cachoeiras, são também protagonistas de antigos murais de tinta chinesa. Além disso, é uma grande recompensa para os turistas que decidem lutar por um lugar nos elevadores que mostram a vista do parque.