Você está visualizando atualmente Encontro Multicultural da América Latina acontece no Cine Teatro Cuiabá

Encontro Multicultural da América Latina acontece no Cine Teatro Cuiabá

Primeira etapa do Encontro Multicultural da América Latina acontece no Cine Teatro Cuiabá e reúne líderes ribeirinhas, quilombolas e indígenas de três Estados

Representantes de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas de três estados participam da primeira etapa do Encontro Multicultural da América Latina que ocorre no Cine Teatro de Cuiabá. O evento visa debater o turismo de base comunitária compartilhando assim as experiências sustentáveis desenvolvidas em cada localidade.

Na abertura oficial do evento, que aconteceu na noite dessa segunda-feira (28), houve apresentação cultural, desfile de moda indígena com peças confeccionadas por estilistas das etnias Bakairi, Paresi e Kamayurá. Além disso, a abertura da feira de artesanatos que ficará aberta ao público até sexta-feira (1/4).

O evento contou com palestras e debates voltados às lideranças femininas comunitárias. A indígena da etnia Kambeba e gerente Restaurante Sumimi, na comunidade Três Unidos, em Manaus (AM), Neurilene Cruz Kambeba deu início as palestras.

Encontro Multicultural da América Latina acontece no Cine Teatro Cuiabá

Outra palestrante foi a líder ribeirinha e vice-curadora da Global Shapers Manaus; ou seja, uma rede mundial de jovens apoiada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), Odenilze Ramos.

A quilombola da comunidade Mumbuca, guia turística no Jalapão e assessora na comercialização das biojoias de capim dourado, Ilana Cardoso; também levou seu conhecimento aos participantes do evento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, o investimento do Governo do Estado só vem contribuir com o crescimento do setor.

“O Estado tem investido nos diversos setores produtivos, receitas que estão chegando a todas as áreas. Nesse caso, são recursos públicos aplicados estrategicamente na cultura local, para incentivar o desenvolvimento das populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas de Mato Grosso”, explica.

Turismo de base comunitária

Durante o evento, o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, destacou então que este é o primeiro de muitos projetos que serão feitos em parceria com outros órgãos do Governo, com foco no turismo de base comunitária.

Encontro Multicultural da América Latina acontece no Cine Teatro Cuiabá

“Este é um trabalho feito a muitas mãos, envolvendo várias secretarias, são ações que estão saindo do papel, se tornando realidade. Temos um potencial turístico gigantesco em ecoturismo. O turismo de base comunitária tem muito a ser explorado e tenho certeza que essa iniciativa resultará em muitos frutos para as comunidades por onde passar”, frisa Moreno.

Desse modo, sete etnias indígenas mato-grossenses participam do evento, são elas: Kuikuro, Umutina, Paresi, Bakairi, Guató, Chiquitanos, Kamayurá.

De acordo com o secretário Adjunto da Secel, Jan Moura, participar do evento é uma missão importante, já que a Secretaria tem trabalho uma política ampliada do conceito de cultura.

“A Cultura é um elemento fundamental para a transformação social, mas também para o desenvolvimento econômico dos povos. E o desenvolvimento a partir da cultura é mostrar às pessoas que suas práticas culturais, suas vivências podem e devem gerar emprego, assim como renda e cidadania”, destaca.

Feira de artesanato

Na feira de artesanato estarão expostos trabalhos como cestarias, bolsas, roupas indígenas, biojoias e cocares. O horário de visitação, será das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Continuidade

A segunda etapa do Encontro Multicultural acontecerá no interior do Estado, entre os dias 31 de março e 06 de abril. De 31 de março a 02 de abril, o evento será na então Aldeia Afukuri, na região do Xingu, em Querência. Ao longo dos três dias haverá roda de conversa e intercâmbio cultural com danças, contação de histórias e ainda mais a exposição de artesanato.

A etapa Campinápolis ocorre de 04 a 06 de abril, na Escola Municipal Anastácio Feliciano Alves 4/4), Escola Estadual Couto Magalhães (5/4) e Escola Municipal Carinho e Ternura (6/4).

 

Fonte: Governo MT